Menu
Entretenimento

Voxel Festival – Science Drive In 2021 estreia em formato on-line

Evento que mescla ciência, inovação e cultura toma conta da internet com vídeos que mostram experimentos científicos, debates com pesquisadores, além do enfoque na participação da mulher na ciência

Redação Jornal de Brasília

22/04/2021 14h32

Em tempos de pandemia, de ansiedade para com a descoberta de curas para doenças e prolongamento da vida dos povos, a ciência, a inovação e a cultura ressurgem como atores principais, com papeis fundamentais para a preservação da humanidade. E o Brasil e a sua capital mostram os seus valores e preocupações. Neste momento de luta contra o coronavírus, um grupo de cientistas brasilienses se uniu a artistas para realizar um festival lúdico e inovador.

Idealizado pelos pesquisadores brasilienses Victor Carlos Mello da Silva e Luis Alexandre Muehlmann, o Voxel Festival – Science Drive In 2021 chega para falar de pandemia, ciência e inovação aliado a muita arte e diversão. Afinal, a ideia é atingir crianças, jovens e também os marmanjos com conteúdos densos, porém transmitidos de forma leve e didática.

Com amplitude que pretende ser nacional, o evento já tomou conta da internet com vídeos exibidos todas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 19h nos canais: Instagram @voxelfestival e @spectrumbsb e em https://www.voxelfestival.com/ . Gratuito. Livre para todos os públicos.

Nos vídeos, experimentos e rotina de pesquisa em laboratório são exibidos de forma simples. Também são promovidos debates e discussões acerca de temáticas atuais, como a participação das mulheres na ciência e, ainda, o quadro Cachscience, nome que vem da mistura de cachaça e ciência e que, em formato de happy hour on-line e casual, discute de forma descontraída temas diversos que permeiam ciência e tecnologia. Este quadro é apresentado sempre as sextas-feiras, às 19h, pelo apresentador e idealizador do Voxel, Victor Mello. Tudo isso e muito mais poderá ser conferido no Voxel on-line, no YouTube, que se prepara para estrear em formato drive-in após a contenção da pandemia.  

“Nossa ideia é estrear em junho em formato drive-in no Campus da UnB de Ceilândia. Íamos estrear em março mas, devido ao aumento de casos de infecção pelo coronavírus, adiamos. Enquanto isso, venham conferir uma prévia do que será o nosso Festival”, convida Victor Mello.

O Voxel on-line irá até junho de 2021 – quando deverá ser realizado o evento em drive-in–  apresentar quadros na internet que pretendem debater ciência e tecnologia de forma leve e divertida. Para isso, a cada semana os cientistas irão convidar mulheres e personalidades da ciência para falar sobre temas de extrema necessidade.

“Não tínhamos planejado fazer o Voxel on-line, mas estamos muito felizes com a recepção. Há vídeos com mais de 5 mil visualizações. E mesmo depois da nossa apresentação em drive-in, pretendemos continuar com a edição on-line divulgando ciência de qualidade de forma lúdica para o público”, conta Victor animado.

Programação na internet – quadros

Segunda-feira: Segunda com Spoiler – Nesse quadro são apresentados trechos de debates que serão exibidos junto a filmes no evento de junho em formato drive-In. Os trechos apresentam os debatedores que fazem parte do Voxel Festival e mostram cortes e partes relevantes. Também são exibidas parte das temáticas atuais como mulheres na ciência, uso da nanotecnologia no dia-a-dia, importância da ciência na cultura pop e outros. Dentre os filmes que serão exibidos na edição em drive-in, em junho, A Teoria de TudoPlaneta dos Macacos – a OrigemHer,Jurassic Park, e Interestelar

“Estes filmes trazem importantes debates como o de testes em animais, bolha algorítmica em redes sociais, clonagem e modificação de DNA. E explicaremos tudo de forma didática”, pontua Victor.

Quarta-feira: Voxel Labs – São vídeos que mostram experimentos e a rotina de laboratórios de pesquisa de forma descomplicada. O objetivo é emergir o expectador no mundo da pesquisa e desenvolvimento e, ao mesmo tempo, desmistificar o dia a dia do cientista ao explicar e mostrar como funcionam os equipamentos e como são feitos os experimentos que resultam em avanços para a sociedade.

Sexta-feira: Cachscience – Quadro mais descontraído e criado especialmente para o Voxel on-line, o Cachscience vem da mistura de Cachaça e Ciência (Science). A ideia é misturar estes dois elementos ao apresentar temas diversos que permeiam ciência e tecnologia de forma descontraída e casual enquanto se faz drinks. No quadro, o apresentador e idealizador Victor Mello convida amigos e colegas de trabalho para um happy hour on-line.

Sobre o Voxel-

Idealizado em 2018, o Voxel Festival sempre prezou pela divulgação da inovação científica feita por jovens pesquisadores dentro da Universidade de Brasília. Agora, em edição única e especial, o evento tomou força e chega em formato on-line para preservar o distanciamento social e também colocar uma pitada de cultura e humor. 

A ideia é apresentar para a sociedade laboratórios de ponta e o tipo de pesquisas que são feitas no Distrito Federal, além mostrar o método científico de forma simples, criativa, didática e acessível. Tudo para a valorização da ciência, tecnologia, inovação e criatividade.  “Vamos falar sobre ciência, mas os alunos às vezes acham esta temática pura chata. Então, queremos falar de forma leve, inclusiva. Por isso, nesta edição que irá se estender para o Campus da UnB, promoveremos ainda shows e apresentações diversas para motivar os jovens e as crianças”, destaca o idealizador Victor Mello. Após a contenção da pandemia da COVID-19, o evento irá estrear em junho de 2021 em formato drive-in no Campus da UnB de Ceilândia.

Fake news – Dentro da programação, o Voxel Festival 2021 vai dar dicas de como “não cair em fake news”. Os cientistas chamam a atenção para o crescimento da disseminação de conteúdos enganosos das fake news, inclusive sobre questões de saúde. Para eles, isso é preocupante porque pode comprometer diretamente a vida das pessoas. “A propagação de notícias falsas na saúde ganhou ainda mais amplitude com a pandemia da Covid-19. O combate às fake news na saúde é um grande desafio. Lutar contra essa pandemia de mentiras é dever dos cientistas e pesquisadores que precisam se posicionar com conteúdo científico de qualidade para população”, reforçam os cientistas e organizadores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado