Menu
Teatro e Dança

Projeto ‘A Arte Secreta do Ator’ recebe artistas nacionais e internacionais para treinamento intensivo com os mestres do grupo Odin Teatret

A abertura, com apresentação do espetáculo MARE SERENITATIS, e conversa com Eugenio Barba, é gratuita e aberta ao público brasiliense.

Redação Jornal de Brasília

02/12/2019 16h35

Idealizado pela diretora da Cia. YinsPiração e da Tao Filmes, Luciana Martuchelli, e pelo diretor do Odin Teatret, Eugenio Barba, o evento anual é produzido em Brasília, desde 2008 (Tao Filmes). O nome do projeto é o título em português do Dicionário de Antropologia Teatral, de Eugenio Barba e Nicola Savarese, uma referência mundial da bibliografia em pesquisa teatral.

A Arte Secreta do Ator abrange apresentação e debate abertos ao público e uma residência artística de excelência destinada a atores, diretores e acadêmicos brasileiros e latino-americanos com experiência comprovada. Nesta quarta, no evento de abertura, o público poderá participar de um debate com o Eugenio Barba e Julia Varley e, antes, verá MARE SERENITATIS. O espetáculo é fruto da parceria entre a Cia Yinspiração e o Odin Teatret. Traz a diretora Luciana Martuchelli de volta aos palcos, acompanhada dos músicos Guilherme Cezario e Filipe Lima, em solo autoral e inédito, dirigido por Julia Varley. Uma coprodução Brasil/Dinamarca, com pesquisa e ensaios realizados nos dois países, estreou em Brasília em maio de 2019, e, em junho, na Dinamarca.

MARE pergunta: Quantos sacrifícios somos capazes por amor? Inspirado na obra de Hans Christian Andersen, traz a jornada de uma sereia presa a um farol rodeada de restos de barcos e memórias que foram arrastados aos recifes. Dividida entre dois mundos… A menina e a mulher. A lua e o mar. O silêncio e o canto. O teatro e o cinema. Metade mulher, metade artista…

Desde 2007, esse intercâmbio entre a Cia YinsPiração, de Martuchelli, e o grupo dinamarquês gera muitos frutos como a tradução do livro Pedras d’Água, de Júlia Varley; a participação de Martuchelli nos espetáculos Ur-Hamlet, como atriz; A vida é Crônica e Claro Enigma, como assistente de direção; além do festival internacional de mulheres no teatro Solos Férteis e A Arte Secreta do Ator, criados pela companhia candanga no Centro-Oeste há mais de 10 anos. A residência artística recebe anualmente artistas de toda parte do Brasil e diversos países para treinar diretamente com o criador da antropologia teatral, Eugenio Barba, e o festival internacional de mulheres no teatro é conectado à rede Magdalena Project. Esta rede, fundada também por Varley, fomenta festivais e produções femininas em 50 países e foi espaço propício para o desenvolvimento do tema e para a relação das duas artistas.

A residência artística, chamada Como Pensar Através de Ações, é caracterizada pelo desenvolvimento de materiais cênicos com todos os atores participantes, sob a orientação e direção de Eugenio Barba – este é o único projeto do mundo em que Barba dirige atores que não integram o seu grupo de teatro. Este ano, o tema proposto pelo diretor é O VOO E SUAS RAÍZES e será trabalhado ao longo dos quatro dias (dez horas diárias).

A residência será oferecida para 16 atores já selecionados; e para dez diretores ou acadêmicos, que serão observadores do processo de criação cênica. Entre os conteúdos do treinamento, estão a diferença entre movimento e ação, a imobilidade estática e dinâmica, a energia no espaço e a energia no tempo, técnicas cotidianas e extracotidianas, aelaboração da dramaturgia do ator com ações físicas e vocais, entre outros.

O projeto A Arte Secreta do Ator é marcado pelo intercâmbio de artistas de todo o mundo e, desde 2008, já contou com a presença de atores e encenadores de países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Uruguai, França, Itália, México, Peru, Portugal e Alemanha; e dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, e São Paulo; além do Distrito Federal. Este ano, a mistura se mantém, proporcionando uma bela troca entre os participantes de diferentes tradições e estéticas, além do aprendizado com os mestres.

A Arte Secreta do Ator é um ambiente onde atores, diretores e acadêmicos reciclam e atualizam fundamentos, estudos, metodologias, técnicas, estratégias e reflexões sobre a Antropologia Teatral, pelo ponto de vista do seu criador; e de fomento de novas parcerias. As outras edições do projeto trouxeram a Brasília lançamentos de livros, performances e demostrações gratuitas – com Julia Varley e convidados como o dançarino Giovane Aguiar e os atores e brincantes Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá), o diretor Aderbal Freire-Filho e o grupo peruano Yuyachkani.

SERVIÇO A ARTE SECRETA DO ATOR

Abertura – MARE SERENITATIS, com Luciana Martuchelli e direção de Julia Varley

Data: 04/12/2019

Local: Sala Adolfo Celi, Casa d’Itália, 208/209 sul

Horário: 19h

Entrada: gratuita

Residência – Como Pensar Através de Ações

Com Odin Teatret (Eugenio Barba e a atriz Julia Varley)

Data: 05 a 09/12

Entrada: restrita a atores e diretores previamente selecionados

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado