Raquel Dodge, a primeira mulher a comandar a Procuradoria Geral da República, ficou tão impactada com a peça ‘Prima Facie’, com Débora Falabella em seu primeiro monólogo, que se movimentou para levar a montagem à Brasília. De quebra, propôs repetir, a exemplo do Rio de Janeiro, onde a peça estreou, uma roda de conversa ao final do espetáculo, para o qual convidou a ministra do STF Carmem Lúcia e o ex-ministro Carlos Ayres Britto a subir ao palco ao lado dela, de Débora e da diretora Yara de Novaes nessa discussão. A temática é a violência sexual contra as mulheres e uma profunda reflexão sobre o sistema judicial.
O encontro já tem dia e horário marcados: esta quarta-feira (28/8), quando a capital federal tem o público-alvo que Dodge pretende atingir para lotar a sala do Teatro Unip. Na sessão de quinta (29/8), não haverá o debate ao final.
Desde a sua estreia em Londres, em 2022, a peça seguiu uma trajetória meteórica. Escrito por Suzie Miller, o texto ganhou dezenas de montagens ao redor do mundo, conquistou a Broadway e o West End inglês, virou objeto de disputa entre produtores e inspirou debates e esforços para mudar algumas leis britânicas.
A peça, que no Brasil estreou no Rio de Janeiro e será encenada na capital da República no dia 28 de agosto, às 20h, no Teatro Unip, tem versão inédita, dirigida por Yara de Novaes e estrelada por Débora Falabella. A produção é Borges & Fieschi Produções e Antes do Nome Produções, e patrocínio da PRIO.
Em cena, Débora vive a bem-sucedida advogada Tessa, que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. Vinda de uma família pobre, ela batalhou e venceu no complexo mundo da advocacia. Ao mesmo tempo em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder.
Devido ao êxito nos palcos, a autora Suzie Miler foi convidada para debater sobre o tema na última assembleia da ONU sobre o abuso de mulheres. Atualmente, ‘Prima Facie’ conta com montagens em cartaz nos palcos de países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Turquia, entre muitos outros.
Prima Facie
Dias 28 (quarta) e 29 (quinta) de agosto, às 20h, no Teatro Unip (SGAS 913 Conjunto B Asa Sul, Brasília). Classificação indicativa: 12 anos. Ingressos: disponíveis no Sympla. Após a sessão desta quarta (28.8), haverá um debate com a Ministra Cármen Lúcia, o ex-ministro Ayres Britto e a Dra Raquel Dodge