Menu
Entretenimento

Sexta-feira 13: evento no CCBB une rock’ n’ roll e cinema de terror

Arquivo Geral

13/10/2017 16h07

Divulgação

Larissa Galli
cultura@jornaldebrasilia.com.br

A sexta-feira 13 é conhecida como o dia do azar, mas, para quem gosta de filme de terror e rock’n roll, a noite é de muita sorte. Começa hoje a mostra de cinema Rock Terror, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul), com entrada franca. Serão exibidos 38 filmes até 31 de outubro, variando entre a ficção e os documentários, capazes de revelar os mais variados aspectos desse gênero, venerado por fãs no mundo todo.

De acordo com o curador Mário Abbade, as duas vertentes se fundem na tela de cinema há muito tempo. “Essa mistura começou nos anos 70, quando houve a explosão do rock”, explica. Segundo ele, a ideia de o estilo musical estar ligado ao sobrenatural fez com que eles se unessem em diferentes artes. Por isso, a mostra tem o objetivo de jogar luz a esse subgênero e brincar com o mito de artistas fazerem pacto com o diabo para atingir o sucesso.

Lendas à parte, reunir esses trabalhos sob um olhar apurado foi uma forma de provocar reflexão sobre a realidade da realização cinematográfica do estilo: produções de baixo orçamento, humor involuntário, possessões demoníacas sofríveis, efeitos especiais rústicos e cenas propositalmente apelativas de violência e sexo. Dentre os filmes raros a serem exibidos está Turnê Assassina (1980), de Don Edmonds, só lançado em VHS nos EUA e atualmente fora de catálogo.

A sessão de estreia será no Teatro I às 17h, com A Maldição da Aranha, longa americano de 1958 pioneiro na arte de unir rock e terror. Em seguida, às 19h, começa O Fantasma do Paraíso, do diretor Brian de Palma, cercado de referências da literatura, como O Fantasma da Ópera, Fausto e O retrato de Dorian Gray. Será o último filme do dia, mas não a última atração.

A partir das 20h30, o público está convidado para uma festa temática, também com entrada gratuita, que terá DJs, decoração de Halloween e food trucks. O som ficará a cargo do DJ Barata, do Coletivo Criolina, com músicas das trilhas sonoras dos filmes e clássicos do rock, sempre remetendo à temática da mostra. Assim, pérolas de Aerosmith, Def Leppard e Ozzy devem integrar a playlist.

Da produção brasileira, a mostra vai passar As Sete Vampiras (1986), de Ivan Cardoso, com o rockeiro notório nos anos 1980, Léo Jaime tocando música nacional. Também serão exibidos documentários do antropólogo canadense San Dunn e outras produções que mostram como a realidade do heavy metal está além de seus estereótipos.

O curador Mário Abbade ainda adianta que serão exibidas duas animações de terror. “Elas usam temas como ficção científica e fantasia como pano de fundo para suas histórias”, conta.

Serviço

Rock Terror

Sexta-feira
17h A Maldição da Aranha (73 min) – 14 anos
19h O Fantasma do Paraíso (92 min) – 14 anos
20h30 Evento com DJ, foodtrucks e ambientação temática
Sábado
14/10 – sábado 16h Kiss meets the Phantom of the Park (96 min) – 14 anos
18h Metal – Uma jornada pelo mundo do heavy metal (96 min) – 14 anos
20h Massacre (77 min) – 14 anos
Domingo
16h As Aventuras de Buckaroo Banzai (103 min) – 14 anos
18h Turnê Assassina (87 Min) 14 anos 20h Uma Noite de Horror (84 min) – 16 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado