Menu
Entretenimento

Salgueiro homenageia Rosa Magalhães no Carnaval de 2026

Enredo da escola celebrará a carreira inovadora da carnavalesca com brasilidade e imaginário criativo.

Redação Jornal de Brasília

13/02/2026 9h02

salgueiro homenagem rosa m

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro apresentará no Carnaval de 2026 um enredo em homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, intitulada ‘A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau nem do pirata da perna de pau’. Rosa, que faleceu em julho de 2024, foi uma grande vencedora dos desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com seis títulos: cinco pela Imperatriz Leopoldinense e um pela Vila Isabel.

O carnavalesco Jorge Silveira, responsável pelo enredo, destacou em entrevista à Agência Brasil o aprendizado com Rosa, professora que ensinou a amar o Brasil por meio de seus carnavais. Ele enfatizou sua inovação e relevância ao longo de 50 anos de carreira, passando por 12 agremiações como Portela, Mangueira e União da Ilha. O enredo não será biográfico, mas focará na memória coletiva de seu trabalho, incorporando símbolos como anjinho, coroa e jegue, mesclados para evocar emoções proporcionadas por ela.

Rosa começou sua trajetória no Salgueiro, parte da revolução salgueirense dos anos 1960, liderada por Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues. Silveira classificou-a como ‘fruta e filha’ desse movimento, que transformou o carnaval carioca. A decisão de homenageá-la foi reforçada pelo sorteio da ordem de desfiles, que posicionou o Salgueiro como última agremiação do Grupo Especial na terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, permitindo um encerramento impactante ao carnaval.

O enredo inicia na biblioteca de Rosa, simbolizando sua pesquisa literária como base para os carnavais. A equipe utilizou o acervo de mais de 4 mil imagens na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), escaneado e disponibilizado online. Imagens repetidas permitiram agrupar temas, e materiais dos anos 1990 e 1991, ausentes inicialmente, foram obtidos em uma festa de celebração em memória da carnavalesca.

Silveira trabalhou com Rosa em carnavais no Rio e em São Paulo, onde foi seu assistente. Ele a descreveu como humilde e simples, apesar de seu impacto na cultura brasileira em um ambiente machista. ‘Ela botou todos eles debaixo do braço e ganhou de todo mundo’, concluiu.

Os ensaios para a comissão de frente começaram em outubro de 2025, sob direção do coreógrafo Paulo Pinna, com rotina intensa até o desfile. A comissão terá 19 componentes, sendo 15 aparentes, e representará o universo de Rosa com irreverência e leveza, usando poucos elementos para narrar histórias. Pinna destacou a importância que ela dava ao quesito, prometendo surpresas no dia 17 de fevereiro.

*Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado