Depois de um breve recesso, a música clássica está de volta ao palco do CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul). Para esse retorno, nesta sexta (9/8), o Sextas Musicais – um importante projeto de acesso gratuito à música clássica – convida um sofisticado trio de flautas e piano, composto pelos flautistas Mechthild Bier e Thales Silva e a pianista Joana Holand. Eles subirão ao palco às 20h. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente. O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.
Os flautistas Mechthild Bier e Thales Silva e a pianista Joana Holanda são parceiros de Música de Câmara de longa data e propõem, neste programa, um recital que explora o repertório para formação de trio de duas flautas e piano. A versatilidade das formações reflete-se também na versatilidade de estéticas exploradas no repertório do recital.
No repertório do trio, obras de Johann Sebastian Bach (Trio Sonata em Sol Maior, I.Adagio, II Allegro ma non presto, III Adagio e piano e IV Presto), Frank Martin (Ballade for Flute and Piano, entre outras), Lowell Liebermann (Sonate for Flute and Piano Op. 23) e Léo Delibes – Lakmé (Dueto das Flores). O repertório refinado foi escolhido para reabrir as apresentações, após reforma do espaço, conhecido pela acústica perfeita e acomodações e iluminação impecáveis. O projeto Sextas Musicais oferece semanalmente ao público, de forma presencial, shows do melhor da música brasileira e internacional. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização dos eventos culturais.
Os músicos
Mechthild Bier integrou orquestras de renome como a “Jeunesses Musicales World Orchestra”, Orquestra Europeia de Escolas Superiores de Música, assim como as orquestras alemãs Landeskapelle Eisenach e a Orquestra Filarmônica de Erfurt. Além de ter participado do conjunto de música contemporânea Via Nova, é membro fundador do Ensemble Iberoamericano. Bacharel e Mestre pela Escola Superior de Música “Franz Liszt” de Weimar – Alemanha e com pós-graduação no Conservatório Nacional de Strasbourg – França, foi professora substituta do Departamento de Música da UnB. Desde 2018, é flautista solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
O também flautista Thales Silva iniciou os estudos musicais aos 10 anos, na Banda do Colégio Militar de Brasília; primeiramente,por meio da flauta doce, em seguida se engajando na flauta transversal, instrumento que viria a ser o principal fio condutor da carreira musical. Aos 17 anos, ingressou na Universidade de Brasília, onde estudou, no período de 2001 a 2005. Desde a conclusão do bacharelado, tem atuado junto a compositores contemporâneos brasileiros. Ele concluiu mestrado em Música – Práticas Interpretativas no Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2021 tomou posse no cargo de Especialista Socioeducativo – artes – música, na Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, do Governo do Distrito Federal.
A pianista Joana Holanda é brasiliense e integra o quadro de docentes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde julho de 2018. É Bacharel em Música pela Unicamp, mestre em Artes pela Iowa University (EUA) e doutora em música pela UFRGS, com estágio na City University em Londres. Joana dedica-se à performance e pesquisa de Música Contemporânea Brasileira e Latino-Americana. O CD “Piano Presente”, lançado por ela pelo selo Sesc-SP, é todo dedicado às músicas de compositores e compositoras brasileiros da atualidade. Joana se apresentou como pianista em recitais solo e de Música de Câmara pelo Brasil e turnês na Argentina, Uruguai, México, França, Portugal, Londres e Estados Unidos da América. Paralelamente à docência e à sua atuação artística, Joana tem experiência na realização de eventos e projetos culturais.
Sextas Musicais – Concerto com trio de flautas e piano
Nesta sexta (9/8) às 20 horas, no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul. Concerto com trio de flautas e piano, composto pelos flautistas Mechthild Bier e Thales Silva e a pianista Joana Holand. Entrada franca.