Menu
Música

O natal está chegando. Que tal presentear a criançada com um pouco de cultura?

Redação Jornal de Brasília

20/11/2020 11h10

O natal está chegando. Que tal presentear a criançada com um pouco de cultura?

O natal está chegando. Que tal presentear a criançada com um pouco de cultura?

O CD A Viagem de Vera surgiu quando Lula Canário, que é professor de musicalização infantil, percebeu a pouca intimidade de seus alunos com a música clássica, ao mesmo tempo em que eles evidenciam total encantamento quando têm contato com esse universo tão rico da cultura universal. Tal percepção o motivou a popularizar essa experiência, tornando mais palatável a obra As Quatro Estações, de Vivaldi, por meio da inserção de trechos do grande compositor italiano em canções infanto-juvenis, com as quais o público infantil pode se identificar, por falarem, em linguagem acessível, da sua realidade cotidiana.

Noutra vertente, o disco utiliza-se da trajetória da menina Vera para apresentar às crianças, as características das estações do ano, sua influência na vida das pessoas e animais e associar o ciclo climático às experiências e vivências humanas, ajudando os pequenos a entender que, assim como as mudanças verificadas a cada estação, nossas vidas também se dividem em fases, cada qual, com seu valor.

Para esse trabalho, Lula convidou sua prima, a escritora Nena Medeiros, com quem já compunha pela Internet há alguns anos. Além das letras da maioria das músicas, ela compôs quadrinhas para o encarte, que resumem, contextualizam e integram cada uma das letras. Lula também assina uma das letras, e sua esposa, Luciege Canário, outra, além de fazer a adequação dos textos ao público infantil.

Além da idealização, Lula fez todo o trabalho de produção, gravação das músicas, mixagem e apoio nos arranjos.

Ele e Vitória Canário (sua filha) cantam e também tocam, respectivamente, violão e violino, acompanhados pelos músicos Digão Medeiros (violão), Pedro Ferraz (arranjo de cordas e violino), Renan Ferraz Galvão (viola), Rodrigo Prado (violoncelo), Haran Magalhães Rodrigues (baixo), Denis Lisboa (percussão), Gustavo Ananias (clarinete), Tainá Guedes Caballero (flauta) e Marcelo Richtmann (violão). O disco conta ainda com as vozes das crianças Mariana e Isabela Valente, Amará, Madá Melo e Laura.

Os arranjos de cordas são feitos por Digão Medeiros e Lula na música Ticha (metamorfose) e por José Ricardo em todas as outras, conferindo, ao repertório, elegância e riqueza em detalhes, levando os ouvintes a viajar junto com a protagonista pelas nuances das mudanças de tempo e de humor, conforme se alternam frio e calor, sol e chuva, silêncio e sons, cores e cinzas.

São, ao todo, 15 músicas, distribuídas pelas quatro estações, e o encarte do CD é um trabalho primoroso do ilustrador Hime Navarro, o que justifica a aquisição do CD, embora seja possível ouvir e baixar as gravações em todas as plataformas, pelo link: https://tratore.ffm.to/aviagemdevera.

O valor de venda do CD é R$ 25,00, sendo que 20% desse valor serão destinados para a proteção animal e o comprador pode indicar a instituição beneficiada, no formulário: https://forms.gle/VLyqtADjvQAnQZvh8.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado