A elegância do timbre, a sonoridade harmoniosa e o alcance perfeito de cada nota executada pelo violonista Eduardo Meirinhos estarão no palco do CTJ Hall desta sexta-feira (6/9). Será um recital para ouvintes exigentes, em única e gratuita apresentação, que começará pontualmente às 20 horas na Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente e a apresentação será transmitida ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.
O recital de Eduardo Meirinhos integra o projeto Sextas Musicais que, semanalmente, leva ao palco do CTJ Hall, de forma gratuita e aberta ao público, o que há de melhor na música, seja ela brasileira ou internacional. Para o projeto, a Thomas conta com a parceria e apoio da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
O recital de Eduardo Meirinhos é a síntese do que há de mais harmonioso quando se fala em violão e para a apresentação ele montou um programa que inclui obras de compositores como o brasileiro Heitor Villa-Lobos, o italiano Niccolò Paganini, o mexicano Manuel Maria Ponce e o francês Roland Dyens. É um repertório grandioso que será executado na sala que representa o berço da música de câmara do Centro-Oeste brasileiro.
O artista
Eduardo Meirinhos é violonista clássico, de renome internacional e performances que se estendem por diversos países da América do Sul, da Europa e Estados Unidos. Ele recebeu inúmeras premiações em concursos. Graduado na Alemanha, na Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover, em 1989, concluiu mestrado em Musicologia pelo Departamento de Música da Universidade São Paulo (USP), em 1997. Em 2002, obteve o título de Doutor em Música-performance (DM – Doctor of Music), nos EUA, na School of Music da Florida State University.
Atualmente, Eduardo é professor efetivo de violão na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona violão, música de câmara e literatura violonística, além de fazer parte do programa de pós-graduação da escola, onde atua como orientador e professor. Em 2007, lançou o CD solo Eduardo Meirinhos em Recital; e em 2015, o CD solo Sonatas por Eduardo Meirinhos.
Recital de Eduardo Meirinhos
Sexta-feira (6/9), às 20 horas, no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul). Entrada franca.