Menu
Música

Concha Acústica recebe segunda semana do Festival Sinfônico V

Com a Orquestra Filarmônica de Brasília e artistas diversos como Liniker, Guaja e Murica, o evento segue com uma rica fusão de música clássica e popular.

Redação Jornal de Brasília

23/08/2024 5h00

Murica. Crédito @luccmd

Murica. Crédito @luccmd

Após uma abertura marcante, o Festival Sinfônico V retorna em sua segunda semana, trazendo ao palco da Concha Acústica uma celebração da diversidade cultural brasileira. Neste sábado, 24 de agosto, a Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB) se une a artistas como Liniker, Murica, Guaja, Pé de Cerrado, Seu Estrelo e Orquestra Marafreboi, em uma fusão única de música clássica com ritmos e tradições diversas, proporcionando ao público uma experiência enriquecedora.

Fusão de Música Popular e Clássica

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro promete encantar o público com sua moderna tradição cerratense. Liderados pelo Mestre Tico Magalhães, o grupo traz à tona o Mito do Calango Voador, narrando o surgimento do mundo, do Cerrado e de Brasília por meio do ritmo envolvente do samba pisado. Sua apresentação não só anima a cidade, como também revela o lado mágico da capital federal.

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Crédito: Webert da Cruz
Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Crédito: Webert da Cruz

Outro destaque é o Grupo Cultural Pé de Cerrado, que celebra 25 anos dedicados à preservação e divulgação da cultura brasileira. Com uma mistura única de circo, teatro, dança, poesia e folclore aliado a canções populares, autorais, instrumentais e releituras, o coletivo inclui no setlist canções que são acompanhadas em alto e bom som nos shows por seus fãs, como “Oração“, “Poeira das Estrelas“, “Xote dos Sonhos” e “Coração Aprendiz“. Porém, desta vez, os hits terão uma roupagem mais clássica, sendo executados pelos músicos da OFB.

Grupo Cultural Pé de Cerrado. Crédito: Davi Mello
Grupo Cultural Pé de Cerrado. Crédito: Davi Mello

Já a Orquestra Popular Marafreboi de Sopro leva ao festival a força dos ritmos nordestinos. Sob a direção do Maestro Fabiano Medeiros, o grupo preserva e difunde o acervo musical brasileiro, oferecendo uma performance que mescla tradição e inovação em cada acorde, incluindo diversos gêneros musicais como frevo, coco, baião e maracatu. Com uma trajetória de 16 anos, essa trupe já iluminou diversos e inusitados palcos com sua arte, entre eles Sala Villa-Lobos, Palácio do Planalto e até mesmo o Festival de Jazz de Cuba.

Marafreboi. Crédito: Divulgação
Marafreboi. Crédito: Divulgação

Entre as atrações também está a cantora Guaja, representante da nação Guajajara do Maranhão, uma das vozes mais influentes entre os povos originários na atualidade. Com sua arte itinerante que atravessa as fronteiras do audiovisual, poesia e cinema, Guaja conectará o público à rica história e resistência dos povos indígenas, reinterpretando músicas populares ao som da Orquestra Filarmônica de Brasília.

Guaja. Reprodução do Instagram
Guaja. Reprodução do Instagram

Rapper Murica, talento emergente da cena musical brasiliense, fará a Concha Acústica tremer com letras autênticas e profundas. Com letras que dialogam com a realidade urbana e referências que vão desde a Tropicália até o skate e a poesia marginal, Murica promete uma apresentação impactante, refletindo sua crescente popularidade com milhões de visualizaçõese ouvintes em plataformas digitais. O artista soma 12 milhões de visualizações em seu canal no YouTube, cerca de 350 mil ouvintes mensais no Spotify e mais de 40 milhões de streams.

Liniker. Crédito: Rony Hernandes
Liniker. Crédito: Rony Hernandes

E após todo esse desfile de talentos, a noite só poderia terminar a cantora Liniker, uma das vozes mais poderosas e autênticas da música brasileira contemporânea. Com seu estilo inconfundível e uma presença de palco cativante, ela promete encantar o público com sucessos consagrados como “Zero“, “Psiu” e “Vitoriosa“, que ficarão ainda mais tocantes com os arranjos feitos para os talentosos músicos da OFB.

O evento conta com o patrocínio master da Shell, apoio do Grupo Santa, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Sesec) e Turismo (Setur) do Governo do Distrito Federal, Capadócia, Infinu e Studio 267, e é realizado pela Associação dos Amigos das Artes de Brasília (AMABRA) e pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

5ª edição do Festival Sinfônico, realizado pela Orquestra Filarmônica de Brasília
Segunda semana de espetáculo, neste sábado (24/8), a partir das 17h, com Festivalzinho (para o público infantil) – seguido dos concertos do FS5, na Concha Acústica de Brasília. Ingressos disponíveis no Sympla. O festival prossegue até 7 de setembro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado