Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Música

Dois Violões lança álbum “Baião de Corda”

João Ferreira e Vinícius Vianna gravam segundo CD com distribuição pelas plataformas digitais

Dois Violões lança álbum “Baião de Corda” Dois Violões. Foto: Kassyo Santos.

O “Dois Violões”, duo formado em 2011 pelos músicos João Ferreira e Vinicius Vianna, lança seu segundo álbum musical instrumental “Baião de Corda” com 10 faixas, buscando valorizar a música nordestina em suas variadas linguagens, promovendo uma interconexão entre estilos ao mesmo tempo distintos e complementares. O repertório do duo passeia por autores renomados da música do nordeste brasileiro e composições próprias. Os arranjos buscam equilibrar técnica e sensibilidade, explorando a riqueza musical e a beleza do violão brasileiro enquanto estilo.

No sábado, 31 de julho, às 20h, Live de lançamento pelo canal de Youtube do duo: https://www.youtube.com/watch?v=fmC_dwkWG9g

As peças musicais e arranjos têm como ideia principal e exploração dos ritmos do Brasil na formação de duo de violões, além de um intercâmbio entre universos musicais que se conectam nas mais variadas formas, reproduzindo musicalmente esses encontros da diversidade brasileira, promovendo assim, uma releitura de gêneros musicais como xote, frevo, maracatú, baião e choro. Além de composições próprias, o álbum tem arranjos e releituras de músicas de Dominguinhos, Clodo Ferreira, Clésio Ferreira, Hamilton de Holanda, Aristides Borges e Moacir Santos.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

O álbum já está disponível em todas as plataformas de streaming.

Sobre o Dois Violões

Violonistas, compositores e professores, João Ferreira e Vinícius Vianna, têm muita coisa em comum: nasceram em Brasília, têm formação musical desde o nível técnico até os cursos universitários, gostam de tocar em grupo e resolveram se dedicar ao violão. O duo nasceu em 2011, quando os dois instrumentistas estavam cursando música na UnB, com a proposta de fazer composições e arranjos baseados na maneira brasileira de tocar o violão.

Em 2016, foi realizado o lançamento do primeiro CD, Dois Violões, disco que entrou na seleção dos Melhores Instrumentistas da Música Brasileira pelo site do Embrulhador. Em 2018, o duo realizou diversas apresentações passando por cidades brasileiras: Foz do Iguaçu, Santos e Belo Horizonte, além de apresentações na Argentina, Paraguai e Lisboa. Agora em 2021 lançarão o novo trabalho “Baião de Corda”, cujo tema são os ritmos e melodias nordestinas. O repertório conta com composições autorais e algumas releituras como De Volta Pro Aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel), Subindo ao Céu (Aristides Borges) e Flor do Coqueiro (Clodo e Clésio).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Ferreira trabalha como arranjador, produtor e diretor musical em diversos CDs e DVDs bem-sucedidos. Graduado em música pela UnB, João é integrante da Orquestra de Violões de Brasília desde 2003 e professor de violão popular na Escola de Música de Brasília desde 2008. Como músico e produtor musical, trabalha com artistas de renome como Clodo Ferreira e Natiruts, além de vários outros importantes artistas brasilienses. Em 2013 João Ferreira foi indicado ao Grammy latino como diretor musical do Acústico Natiruts, álbum que lhe rendeu também um disco de platina. Em 2014 ganhou um DVD de ouro pelo álbum Natiruts Reggae Brasil.

Vinícius Vianna é bacharel em violão pela UnB. Foi professor na Escola de Choro Raphael Rabello e atualmente é professor de violão na Escola de Música de Brasília. Vinícius foi integrante do grupo Sai da Frente, que venceu o IMA (Independent Music Award) com o cd Sai da Frente. Realizou shows no Brasil, Europa e América Latina, e participa ativamente na cena cultural de Brasília.

Serviço
Lançamento CD “Baião de Corda”
Duo Dois Violões – João Ferreira e Vinícius Vianna
Dia 31 de julho, às 20h, Live d

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar