O grupo Atitude Feminina, formado em 2000, volta ao palco nesta sexta-feira, no CTJ Hall, em Brasília, para um show gratuito e cheio de empoderamento. Com uma trajetória de mais de duas décadas, o trio composto por Aninha, Hellen e o DJ e produtor musical Raff Santoro, promete uma apresentação intensa e marcante, reforçando sua missão de dar voz às mulheres no hip hop. O show começa pontualmente às 20h, e o público pode simplesmente chegar, sem a necessidade de ingressos antecipados. A Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul, abre as portas para essa performance que será transmitida ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.
Na ocasião, o trio será acompanhado por músicos convidados: Ricardo Bap (guitarra e violão), Jefferson Amorim (contrabaixo), Edinho Silva (percussão) e Ana Cândida Arantes (piano). O espetáculo acústico celebra o amadurecimento artístico do grupo, que desde suas origens vem lutando contra a violência doméstica e a discriminação de mulheres de baixa renda. Suas letras poderosas ganharam força nas rádios comunitárias e, rapidamente, tomaram os principais palcos do Distrito Federal, levando-as a uma jornada nacional e internacional.
Vindas de São Sebastião, região periférica de Brasília, as integrantes sempre transformaram suas vivências em músicas impactantes, como “Rosas”, que aborda a violência contra as mulheres e incentiva a conscientização sobre os direitos femininos, e “De que vale o crime?”, que faz um apelo aos jovens sobre os perigos da criminalidade.
Em 2001, o Atitude Feminina destacou-se no concurso nacional Abril Pro Rap, ficando entre os finalistas. Desde então, sua carreira decolou. O grupo foi premiado com o Hutúz na categoria de melhor demo feminina com a música “Rosas”, que também virou videoclipe, acumulando mais de 4,5 milhões de visualizações no YouTube. Elas se apresentaram em eventos como o Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, no Teatro Carlos Gomes, e o Dia Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, na Esplanada dos Ministérios.
O Atitude Feminina ainda participou de documentários, como “Em Comum”, do Canal Futura, e lançou obras marcantes como o videoclipe “Enterro do Neguinho”, com mais de 41 milhões de acessos. Com uma carreira sólida, o grupo gravou seu primeiro DVD no Teatro Nacional Cláudio Santoro, participou de fóruns e eventos pelo Brasil, e expandiu suas apresentações para além das fronteiras nacionais, incluindo shows na África.
Mais recentemente, em 2020, o grupo celebrou 20 anos de carreira com o single “As Damas Primeiro” e uma live comemorativa. Em 2021, lançou uma versão acústica de “Rosas” e, em 2022, o projeto “Atitude Feminina Acústico” no YouTube, com produção de DJ Raffa e gravações realizadas em São Sebastião.
Show de rap Atitude Feminina Acústico
Sexta-feira (4/10), às 20h, no CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson, 706/906 Sul.
Entrada franca.