Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Literatura

Uma comédia romântica não convencional

Bom humor e romance fazem parte da nova obra de André Cunha

Por Amanda Karolyne 30/11/2023 1h54
Foto: Divulgação

A comédia romântica “Quem Falou?”é o mais novo lançamento do autor André Cunha. A obra é um lançamento da editora Penalux, e contém as provocações típicas da escrita do autor, mescladas com amor e bom humor, com Santa Catarina como pano de fundo. O livro está à venda no site da editora, e o evento de lançamento acontece nesta quinta-feira (30), no Baobar, na 411 Norte, a partir das 18 horas.

O autor já lançou livros como Brasília, GRAVIDADE ZERO, finalista do prêmio Sesc de literatura em 2015, e a novela satírica COLISÃO FRONTAL. Agora ele se arrisca na comédia romântica, dando voz a uma personagem que é descrita como exibida, temperamental, ansiosa, apaixonada, mentirosa e provocante. Rebeca Witzack é o nome da protagonista, que segundo André, foi inspirada em mulheres e vozes femininas fortes, mordazes e sem meias palavras. “Com ela, o leitor pode aprender sobre fetiches sexuais estranhos, ciúme doentio, manipulação editorial, remédios controlados, desejos de vingança e outras coisas que nos tornam humanos”, comenta.

A protagonista é uma jornalista catarinense que está desempregada. André vai levar o público a uma viagem a Santa Catarina, por entre as páginas que contam a história de amor não convencional dessa mulher que foi exposta na internet, e um sósia de um ator famoso.

O leitor pode esperar ser levado por um caminho difícil, porém, esperançoso. Desta vez, pois André conta já ter criado obras trágicas em que tudo acaba mal, sátiras repletas de violência e outras barbaridades. Mas nesse livro, ele afirma que o amor prevalece no final. “Ainda bem, senão me tornaria repetitivo”, frisa.

Para o Jornal de Brasília, André conta o que o inspirou a escrever esta obra: “Um dia, pegando um uber, pensei na seguinte história: uma mulher está a fim de um motorista, pede uma corrida pro motel e cancela várias, até que surge na tela o carro do amado”. No cenário que ele imaginou, a mulher confirma a corrida, flerta com o condutor do veículo durante a viagem e, quando chegam na entrada do motel, ele pergunta: “Vai entrar aí sozinha?”. E ela o questiona se ele vai a acompanhar. “Então essa virou uma cena importante do livro, quando começa o romance central da comédia romântica”, complementa.

Cunha acredita que um leitor atento vai ver ali temas contemporâneos, como a exposição de imagens íntimas na internet, tratados de forma um tanto quanto controversa. Ele cita que provocações sobre autoria, veracidade, honestidade, credibilidade e outras questões éticas, são abordadas com irreverência em seu mais novo livro. “Então seria legal se o leitor, além de se divertir com a história, sacasse essas complexidades”.

Na sinopse, o leitor já fica sabendo que Rebeca é uma mulher comprometida, mas que está grávida de outra pessoa. “…A destemida e temperamental Rebeca Witzack lida com o problema enquanto relembra o passado: a balada em Jurerê internacional que deflagrou sua sede de vingança, o dia em que teve cenas íntimas vazadas na internet, a experiência heterodoxa como colunista de um portal de notícias, o pesadelo pandêmico vivido em meio ao luxo à loucura. Passando pela periferia de Florianópolis, por um arranha-céu repleto de celebridades em Balneário Camboriú e por outros cenários de Santa Catarina, Quem Falou? é uma comédia romântica inteligente que fala sobre testes virais, endometriose, lontras, futevôlei, ansiolíticos, Chico Buarque, sósias, mentiras sinceras, meias verdades e outras cositas más.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem Falou?

link para a compra.

[+] info.: [email protected] e [email protected]

Lançamento dia 30 de novembro, a partir das 18 horas, no Baobar na 411 Norte,

Bloco B. Asa Norte, Brasília, DF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar