Menu
Literatura

Romance escrito por uma moradora de Brasília ajuda leitores no processo de autoconhecimento

O livro “Vire a Página, escrito por Bibiana Danna, chama a atenção por narrar um romance que explora nossas sombras e estimula práticas de autoconhecimento

Redação Jornal de Brasília

09/07/2020 20h15

Reconhecer as próprias qualidades pode ser um exercício fácil para muitas pessoas, porém também é necessário dar nomes aos próprios defeitos, pois somente assim conseguimos evitá-los. Foi a partir dessa ideia que Bibiana Danna escreveu “Vire a Página”, seu romance publicado em 2019 pelo Grupo Editorial Coerência, a ideia surgiu de madrugada após algumas sugestões de narrar uma história que transita em nossas sombras, processo de reconhecimento e resolução.

Buscando apresentar nossos lados sombrios, como medos, defeitos e mentiras, a autora integra na história uma prática terapêutica que os personagens adotam para se resolverem. A ideia consiste em um livro pequeno que eles escrevem sobre seus momentos de viradas, ele é ligado ao autoconhecimento e autodesenvolvimento por intermédio da escrita. “Todo mundo tem o lado sombra, todo mundo erra, ser humano é isso mesmo. Mas todo mundo tem a possibilidade de ser melhor, a vida nos dar a todo momento a chance de mudar.”, disse em entrevista.

Tornando o livro dinâmico, a escritora disponibilizou uma parte que possibilita o leitor depositar seu lado sombrio e se resolver consigo mesmo, assim virando uma página da sua vida. Além disso, Bibiana Danna acredita que essa prática não deve acabar na história, mas sim, ser passada de pessoa para pessoa, da mesma forma que os personagens passaram um para o outro.

“Vire a Página” gira em torno de duas famílias unidas e que perpetuam por gerações, porém diversas traições e mentiras também se escondem nessas relações. Levantando reflexões das consequências de mentiras e as oportunidades de dar uma chance para si mesmo e resolver seus problemas, o livro se propõe a ensinar, teoricamente e praticamente, alguns processos para o autoconhecimento.


Sinopse
Os Guedes e os Fernandes são próximos há décadas, duas famílias unidas por laços de amizades que se perpetuam por gerações. No entanto, por trás dessas relações se escondem diversas traições. Com o passar dos anos, os desdobramentos dessas mentiras e omissões culminam em prejuízos irreparáveis, mudando o destino de todos os envolvidos. Contudo, em meio às tragédias há uma ferramenta poderosa capaz de promover mudanças na vida de quem o recebe: o caderno Vire a Página. Resta saber se os Guedes e Fernandes usufruirão do potencial transformador desse instrumento a fim de restabelecer a paz entre as famílias.

 


Sobre a autora
Bibiana Danna nasceu em 1973 em Passo Fundo, mas logo se mudou para Brasília, onde reside atualmente. Formada em Direito, começou a escrever depois de adulta e nunca mais parou. Além de romances e contos, um deles selecionado para a antologia “Rebele-se”, também se dedica à escrita de textos holísticos voltados para a área dos relacionamentos, os quais são publicados em redes sociais, sites e revistas. É colunista da Revista Portugal Holístico, para a qual escreve artigos que abordam questões relativas ao autoconhecimento. Depois de se arriscar em algumas publicações digitais, Bibiana presenteia os leitores com seu primeiro romance em versão física, “Vire a Página”.


Ficha técnica
Autora: Bibiana Danna
Edição: 1
Ano: 2019
Gênero: Romance
Páginas: 181
Idioma: Português
ISBN: 9788553271979

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado