Menu
Literatura

Quatro livros baseados em história real para você ler ainda este ano

Conheça alguns autores aclamados pela literatura nacional

Redação Jornal de Brasília

06/10/2020 16h43

Este ano que estamos vivendo, foi um ano bem difícil e tomado por muitas perdas devido a pandemia de COVID-19, que nos pegou de surpresa, fazendo com que enfrentássemos um grande desafio: o isolamento social. Porém, muitos conseguiram se encontrar dentro dos universos literários, o que refletiu no aumento das vendas dos livros. Pesquisando a importância e as fascinantes narrativas que se inspiram em histórias reais, separamos quatro títulos para vocês fazerem a leitura ainda este ano.

Entre lágrimas e uma boneca, de Lya Galavote 

Iremos acompanhar a vida de Ana, uma mulher alcoólatra que devido a sua dependência, coloca sua família em risco, deixando sua filha Luiza de apenas 11 anos, comovida e cheia de desafios, mas com a esperança de um dia reencontrar sua mãe. Os principais assuntos abordados no enredo são alcoolismo, agressão doméstica e amor incondicional entre mãe e filha. 

Sobre a autora: Nasceu em Mogi das Cruzes, mas sempre morou em São Paulo, onde aprendeu tudo o que sabe. Professora de Matemática e Educação Infantil, dedica uma parte do dia para a escrita. Aos nove anos, escreveu seu primeiro conto, em que viajava com um elefante cor-de-rosa de barco pelo rio Tietê, em busca de diversão num antigo parque de grande porte localizado nas margens desse mesmo rio. A partir daí, notou que muitos personagens criavam vida e histórias em sua imaginação, o que a levou a não parar mais de escrever. Hoje, divide seu tempo livre com a família, amigos e as leituras e escrita de romances que tanto ama se emocionar.

Do Jabá ao Caviar – Uma história de Superação, de Valdez Braz

Quando desafiei meu próprio ser ao determinar que podemos muito mais do que estamos acostumados a ver ou com o que estamos convivendo, mudei radicalmente minha vida! Saí da zona de conforto da mediocridade, deixei então de só desejar e sonhar e passei a agir e encarar os desafios que a vida proporciona para que meus sonhos deixassem de ser abstratos e se tornassem realidade. Prepare-se para, com a leitura destas páginas, se emocionar e se inspirar com essa jornada.

Sobre o autor: Nasceu em 1977.  É fundador da TECFAC, veio para São Paulo ainda adolescente em busca de melhores condições de vida. Atualmente mora em Barueri com a esposa e sua filha. “Do Jabá ao Caviar” é seu livro de estreia e promete emocionar os leitores com uma incrível história de superação.

Tempo de (im) perfeição, de Lilian Vaccaro 

Teremos a chance de conhecer e acompanhar a trajetória de uma mulher incrível, que passou por momentos bem difíceis em sua vida, sendo rejeitada por sua aparência quando o intercalo era capaz de muito e seu coração gigante. Uma esposa companheira, uma mãe carinhosa, uma professora espetacular que encontrou um grande casulo em sua vida, mas que ao aceitar e passar por sua grande transformação se tornou uma linda borboleta, que hoje conhecemos e admiramos, a própria autora. 

Sobre a autora: Formada em Magistério e Letras, sempre gostou de lecionar e o fez durante 14 anos. É conhecida como, a vencedora, mas continuo sendo a Lilian que é filha, mãe e esposa, com muita história para contar e com uma imensa vontade de fazer os outros felizes, realizando seus próprios sonhos. É uma nova mulher, feliz e muito realizada. É a editora-chefe e dona da Editora Coerência, responsável pela edição de seu livro. Uma nova conquista em sua vida. Aprendeu que a vida depende de sonhos e de boas ações. Hoje sabe o quão bom é transformar ou marcar uma vida que cruza o nosso caminho.

 Mais uma vez você, de Rosineide Oliveira 

É um relato da vida da autora e de como ela encontrou o seu amor verdadeiro. 

O sonho de Rosi sempre foi encontrar seu amor verdadeiro em alguém, no entanto, isto não aconteceu tão facilmente. Ela precisou enfrentar muita coisa e sobreviver a muitos conflitos até conhecer a sua alma gêmea. Quando esse dia chegou, no exato momento em que seus olhos se cruzaram com o dele, sentiu que havia encontrado o que tanto buscava. Os dois souberam que havia algo muito maior do que poderiam explicar. Narra a trajetória de duas pessoas que tinham tudo para viveram um pelo outro.

Sobre a autora: Nasceu no dia 18 de julho de 1969, na cidade paranaense Doutor Camargo. Teve uma feliz juntamente com seus outros dez irmãos. Desde cedo aprendeu a cozinhar e sempre ajudava sua mãe. Além de amar cozinhar, Rosi amava ensinar e por este motivo entrou na faculdade para se tornar professora.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado