Menu
Literatura

Poeta Manoel de Barros é homenageado em lançamento de livro no DF

“Diálogos do Ócio” revela a intimidade e o processo criativo do escritor através da amizade com Bosco Martins

Redação Jornal de Brasília

27/11/2024 16h44

whatsapp image 2024 11 27 at 13.36.22

Foto: Divulgação

O livro Diálogos do Ócio, escrito pelo jornalista e escritor Bosco Martins, será lançado nesta quarta-feira (27), às 19h, na Livraria da Travessa, como parte das homenagens ao poeta Manoel de Barros, que completaria 108 anos em dezembro. A obra, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e teve sua primeira edição lançada na Casa Quintal Poeta Manoel de Barros, no Pantanal, chega agora ao Distrito Federal, antes de seguir para o lançamento internacional em 2025, na cidade do Porto, em Portugal. O livro é um inventário único sobre a amizade e o processo criativo entre Martins e o poeta, revelando aspectos inéditos da vida do escritor.

Com 400 páginas, Diálogos do Ócio é mais do que uma biografia convencional; é uma imersão na intimidade de Manoel de Barros. Prefaciado por José Hamilton Ribeiro, considerado o repórter do século, e com contribuições de outros estudiosos, como Gustavo de Castro e Elton Luiz Leite de Souza, o livro explora o relacionamento do poeta com Bosco Martins, a quem Manoel chamava de “Bardo”, devido à sua habilidade de recitar versos de memória. Ao longo da obra, Martins compartilha confidências e histórias que mostram um lado pouco conhecido do escritor, famoso por sua vida reservada e avessa à exposição pública.

A relação de amizade entre os dois começou nos anos 1980 e se consolidou com o tempo, trazendo à tona aspectos do processo criativo do poeta, suas influências e o modo como ele enxergava o mundo. Manoel de Barros, que fez do Pantanal seu universo literário, tem sua vida e obra desvendadas por Martins, que se tornou seu confidente e porta-voz, compartilhando desde gostos pessoais até detalhes do processo de criação. A obra também traz o “Abecedário Manoelês”, um conjunto de neologismos criados pelo poeta, que reflete ainda mais sua forma única de olhar e expressar o mundo.

Para Bosco Martins, o livro é uma maneira de aproximar o público do homem simples por trás do grande poeta, revelando um lado mais humano de Manoel de Barros, muitas vezes escondido pela figura pública. “A vida de Manoel de Barros foi dedicada ao nada”, afirma Martins, ressaltando que o poeta encontrou na simplicidade e no ócio a chave para sua criação. O lançamento de Diálogos do Ócio não é apenas uma celebração da obra de Manoel de Barros, mas também uma oportunidade para os leitores se conectarem com a essência de um dos maiores poetas brasileiros, cuja produção literária continua a encantar gerações.

Lançamentos

O lançamento Diálogos do Ócio em Brasília ocorre em dois momentos distintos,
dia 27 às 19 horas na Livraria da Travessa do St Park Sul Guará e na terça-feira dia 26 às 18:30, em ato de homenagem promovido pelo Senador Nelsinho Trad (PSD/MS) na *Biblioteca do Senado Federal, Praça dos Três Poderes, Palácio do Congresso, Anexo II,Térreo, Brasília – DF, 70165-900.

Serviço
Onde comprar o livro – Instagram da @casaquintalmanoeldebarros/Lojas da Livraria Da Travessa no Brasil e Portugal/Amazon- eBooks Kindle no link ou pelo Whatsapp (67) 99961-1330.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado