Menu
Literatura

Flip anuncia mesa extra sobre queimadas com Txai Suruí e autor ambientalista

Os dois autores se encontram nessa mesa por serem vozes que vêm de dentro da floresta

Redação Jornal de Brasília

27/09/2024 18h00

txai floresta 06 binary 298400 scaled

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Após anunciar sua programação completa no início do mês, a Festa Literária Internacional de Paraty 2024 inclui uma mesa extra com a participação do romancista Pablo Casella e da ativista Txai Suruí.

O encontro intitulado “Cessar o Fogo” acontece no sábado (12) às 21h30 com a mediação da jornalista Giovana Girardi.

Casella e Suruí se reúnem para falar sobre como combater o fogo é mais do que simplesmente apagar incêndios. A urgência do tema se justifica pelas queimadas que têm arrasado o país ao longo dos últimos meses.

A curadora da 22ª edição da Flip, Ana Lima Cecilio, ressalta a importância de discutir políticas públicas capazes de barrar a crise do clima. “Convocar essa mesa extra e mobilizar uma manifestação como a Flip é um passo importante para que estejamos sempre atentos”, diz ela.

Os dois autores se encontram nessa mesa por serem vozes que vêm de dentro da floresta. O primeiro é analista ambiental e autor do livro “Contra Fogo”, da Todavia, romance sobre brigadistas voluntários que atuam na Bahia. E a jovem é uma liderança indígena conhecida por lutar contra o desmatamento na Amazônia.

Ela também participa de outra mesa na sexta, às 15h, ao lado do cacique Raoni. Será a única autora a aparecer duas vezes com destaque na programação principal da Flip.

O programa também tem outros nomes de destaque como o vencedor do Goncourt Mohamed Mbougar Sarr, o influenciador Felipe Neto, a jornalista Patrícia Campos Mello e a sensação da autoficção francesa Édouard Louis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado