Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Zeca Pagodinho cede terreno em Xerém para produção de alimentos para quem tem fome

O terreno, denominado Horta Urbana Xerém I, tem 8 mil metros quadrados e está destinado a combater a insegurança alimentar de famílias da região

Kátia Flávia

10/08/2025 21h00

O terreno, denominado Horta Urbana Xerém I, tem 8 mil metros quadrados e está destinado a combater a insegurança alimentar de famílias da região

Meus amores, estou aqui fazendo um pequeno esquenta num barzinho de Botafogo com uns amigos, quando ouço um grupo de rapazes comentando sobre um sítio do Zeca Pagodinho.

Acontece que o artista cedeu um sítio em Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, para produzir alimentos para quem tem fome. O terreno nomeado de Horta Urbana Xerém I, tem 8 mil metros quadrados e está destinado a combater a insegurança alimentar na região.

Segundo a reportagem do jornal O Globo, o terreno fica localizado próximo à Reserva Biológica do Tinguá e os agricultores receberão salário e os primeiros alimentos da horta. Inicialmente, dez famílias serão assistidas pelo projeto.

“Quando chegamos (a Xerém), era tudo barro. Tinha bem poucas famílias. Muitas vezes vi as pessoas passando necessidade. Quando estou aqui, não tem isso. Já viu o tamanho das panelas de comida? Para todo mundo que entra aqui (no sítio), eu pergunto: “Já almoçou?” Pobre, rico, polícia, otário, malandro…”

Essa iniciativa conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de emenda parlamentar da deputada federal Benedita da Silva. A mão de obra é dos agricultores formados pelo Instituto Zeca Pagodinho (IZP), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio e a Embrapa.

Em breve, as creches, escolas públicas e demais moradores de Xerém em vulnerabilidade social poderão colher e comer graças à essa horta. Mais de 11 mil mudas de hortaliças e 50 espécies de árvores frutíferas já foram plantadas no terreno. Além disso, também fizeram o plantio de abóbora, beterraba, espinafre, limão e maracujá.

De acordo com o jornal O Globo, quando a horta estiver com plena produção, ela irá gerar 40 toneladas de alimentos por ano, incluindo milho, um dos ingredientes do Xerém, prato da culinária nordestina.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado