Após Sandra Annenberg, William Bonner se tornou mais uma vítima dos golpistas na internet. Durante o quadro “Fato ou Fake” do g1, exibido no “Jornal Nacional” na última quinta-feira (17), foi revelado que sua imagem e voz foram alteradas em um vídeo enganoso que circula nas redes sociais.

Os criminosos usaram a técnica de deepfake, uma tecnologia que manipula vídeos e fotos com inteligência artificial. O material falso convida os internautas a clicar em um link, prometendo uma indenização por suposto vazamento de dados, utilizando a imagem do respeitado jornalista.

Contudo, tudo não passa de uma fraude financeira. O vídeo solicita uma taxa chamada “imposto de saque” para que as pessoas possam receber o dinheiro que nunca existiu. Importante ressaltar que o governo federal já desmentiu a existência de tal programa de indenização.
A farsa foi descoberta rapidamente, já que o vídeo original de Bonner foi postado nas redes sociais do “Jornal Nacional” para divulgar uma nova série especial, sem qualquer relação com o site fraudulento.