Ok, o tapa foi uma atitude brutal, mas eu não esperava que essa história fosse tomar tamanha proporção. Will Smith anunciou ontem, sexta (1), que está deixando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável pelo Oscar. A renúncia foi motivada pela agressão contra o apresentador Chris Rock.
Em um comunicado, Smith, que ganhou o prêmio de melhor ator, conta que o tapa feriu não só Chris, mas muito mais gente que estava sendo premiada naquela noite.
“A lista dos que machuquei é longa e inclui Chris, a família dele, muitos dos meus queridos amigos e amados, todos os presentes e um público global em casa. Traí a confiança da Academia. Privei os outros indicados e vencedores da oportunidade de celebrar e serem celebrados por seus trabalhos extraordinários. Estou de coração partido”, escreveu.

Will ainda pede para reverter o acontecimento em visibilidade para o que realmente importa, os ganhadores das diversas categorias que a academia premiou na noite.
“Quero trazer o foco de volta àqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir à Academia voltar ao incrível trabalho que faz em dar apoio à criatividade e a arte no cinema. (…) Mudanças levam tempo e estou comprometido em trabalhar para me assegurar que nunca mais permitirei que a violência se sobreponha à razão.”
É muito triste tudo que está acontecendo, mas são apenas reações das ações de Smith. A piada proferida por Rock foi de mal gosto, sim, mas o tapa foi uma agressão que não cabia naquele momento.