Odete Roitman está prestes a dar mais um de seus movimentos certeiros na novela ‘Vale Tudo’. A megera não admite ser contrariada — especialmente quando se trata de controlar o destino do próprio filho. Ao perceber que Afonso está determinado a continuar no Brasil e tocar sua vida longe de seus planos, ela monta uma jogada digna de uma partida de xadrez, usando o ponto fraco dele como trunfo: sua paixão por sustentabilidade.
Determinada a fazer o herdeiro aceitar um cargo em Paris, Odete o convoca para uma reunião e entra em cena com uma mistura de chantagem emocional e discurso corporativo afiado. Ela toca diretamente no ideal de Afonso de transformar a TCA em uma empresa modelo de responsabilidade ambiental — algo que, até então, ele acreditava estar longe de acontecer.
“O meu ponto é: como eu posso investir milhões, criar novas diretrizes, mudar o perfil da minha empresa, enquanto o idealizador de tudo isso simplesmente segue com a vida dele de triatleta no Brasil? Você acha que isso faz sentido?”, dispara a empresária, sem rodeios.

Em seguida, ela apresenta a proposta de forma direta:
“Eu estou sendo bem clara, Afonso. A TCA pode virar de fato uma empresa sustentável. Isso certamente vai economizar milhões de quilos de gases do efeito estufa e todas essas coisas que te preocupam. Contanto que você assuma a empresa na Europa e se mude para Paris.”
Surpreso com a proposta, Afonso reage com desconfiança e questiona:
“Você garante que vai executar 100% do meu projeto?”
Fria como sempre, Odete responde:
“Eu não vou te dar a minha palavra porque tudo isso será acordado no papel, claro.”

Diante da pressão e do tamanho da oportunidade — e sabendo com quem está lidando — Afonso revela que precisa pensar, mas já dá sinais de que pode ceder:
“Então, eu vou pensar seriamente na sua proposta.”