Em Três Graças, Gerluce vai mostrar coragem ao desafiar o poderoso Ferette. Após notar que a saúde de Lígia piora a cada dia, a jovem decide tomar uma atitude drástica: denunciar o esquema de remédios falsos distribuídos pela farmácia do empresário.
Antes de seguir para a delegacia, Gerluce procura Viviane na farmácia e pede sua opinião. “Se você acredita que é o certo, vá em frente”, aconselha a amiga, que garante que não está preocupada com as possíveis consequências.

Na delegacia, Gerluce é recebida pelo delegado Fausto e dispara: os medicamentos doados pela Ferette são falsos. O policial, surpreso com a gravidade da acusação, pergunta se ela tem certeza de que quer continuar com a denúncia. “A denúncia é contra a farmácia”, afirma ela, mas Fausto rebate: “É a mesma coisa”.
Desconfiada de que o delegado não vai levar o caso a sério, Gerluce hesita em se identificar. A atitude irrita o policial, que tenta encerrar a conversa. “Pessoas da Chacrinha estão morrendo por causa desses remédios”, insiste ela, em vão. Fausto, temendo se envolver com alguém tão influente quanto Ferette, tenta convencê-la a desistir.

A discussão esquenta, mas a cuidadora acaba se acalmando quando percebe que nada será feito. “O assunto morre aqui”, sentencia o delegado, abrindo a porta para que ela vá embora. Desolada, Gerluce deixa a sala com a sensação de estar sozinha na luta contra um inimigo poderoso.