Em Terra Nostra, a vida de Rosana toma um rumo sombrio após o fim do casamento com Matteo. O que começou com uma armação movida por chantagem e pressão do pai, Gumercindo, rapidamente se transforma em uma relação marcada por altos e baixos, paixão passageira e muita distância.

Rosana acreditou que garantir o matrimônio a qualquer custo lhe traria felicidade, mas nunca conseguiu disputar espaço no coração do marido, que continuava apaixonado por Giuliana. A situação piora quando Matteo descobre que sua verdadeira amada teve um filho dele.
Determinando o ponto final dessa união, Matteo decide abandonar a fazenda para viver ao lado de Giuliana. A decisão, no entanto, vem acompanhada de uma dura ameaça do sogro:
“Deixo você ir embora daqui, Matteo, hoje mesmo, se essa é a sua vontade… Mas você vai sem levar nada: nem a sua mulher, nem seu filho, nem herança nenhuma… Pode esquecer sua mulher e seu filho, eles estão mortos para você”.

Sem recuar, Matteo parte apenas com seus pertences, deixando Rosana devastada. Sozinha e rejeitada, a jovem entra em profunda melancolia: recusa comida, não sai da cama e sequer consegue cuidar do próprio filho. Suas falas carregadas de tristeza deixam a família em alerta, temendo pelo destino da filha de Gumercindo.