Nos próximos capítulos de Terra Nostra, a calmaria vai embora quando Gumercindo se depara com um rosto que jamais esqueceu. Ao avistar Naná nas ruas da capital, o fazendeiro fica em choque e tenta alcançá-la. Assustada, a mulher foge e entra na mansão de Francesco, reacendendo memórias de um passado que ele acreditava estar enterrado.
“Era ela”, murmura Gumercindo, tomado por lembranças de um amor proibido. Anos antes, Naná trabalhava como escravizada em sua fazenda e acabou engravidando de um filho dele. Quando veio a Lei Áurea, em 1888, ela aproveitou a liberdade para desaparecer, deixando o fazendeiro sem notícias da criança.

Inquieto com o reencontro, Gumercindo passa a investigar. Ele questiona um cocheiro sobre quem trabalha na mansão, mas as respostas vagas só aumentam sua curiosidade. Determinado, promete descobrir a verdade por trás daquela aparição inesperada.

Agora empregada de Francesco, Naná vive uma nova fase, mas o destino trata de aproximá-la novamente do homem que marcou sua vida. Com Gumercindo morando nas redondezas, o reencontro entre os dois promete virar o jogo e trazer à tona segredos há muito tempo escondidos.