Amores, estou aqui retocando a minha make, pois, preciso ficar belíssima nos clicks que estão fazendo aqui no evento. Eis que minha assistente aparece me contando sobre uma entrevista que a Sophia Abrahão deu lá no The Town sobre seu relacionamento.
Durante passagem pelo festival The Town, a atriz Sophia Abrahão, 34, contou que procurou terapia de casal logo no início do relacionamento com o ator Sérgio Malheiros, 32. O casal começou a namorar muito jovem e, segundo Sophia, buscou ajuda profissional para fortalecer o vínculo e aprender a lidar com os desafios emocionais da vida a dois.
“A gente começou a fazer terapia com um ano de relacionamento já, porque a gente queria que desse certo. A gente podia ter se abandonado ao longo desse caminho, por imaturidade, por preocupações com coisas que não fazem sentido”, contou a atriz, destacando ainda que “só o amor não sustenta uma relação. O amor é o centro, mas são muitas outras coisas”.
A revelação reacende o debate sobre a importância da terapia de casal não apenas em momentos de crise, mas também como forma de prevenção e amadurecimento da relação. Segundo o psicólogo Alexander Bez, especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM), a decisão de Sophia e Sérgio é um exemplo claro de maturidade emocional: “A terapia de casal deve ser considerada sempre que os parceiros sentirem que estão enfrentando dificuldades emocionais, comunicacionais ou comportamentais que não conseguem resolver sozinhos. Muitas vezes, o casal não sabe exatamente o que está acontecendo, apenas percebe que algo mudou. A terapia oferece um espaço seguro para organizar as emoções e fortalecer o vínculo”, explica.
Bez ressalta que o amor, por si só, não garante a durabilidade de uma relação: “O amor é fundamental, mas precisa estar aliado a diálogo, respeito, admiração e segurança emocional. A terapia funciona como um mediador que ajuda os parceiros a desenvolverem maturidade e clareza, evitando que insistam apenas na ideia da relação, sem que ela seja realmente saudável”.
Para o especialista, histórias como a de Sophia e Sérgio mostram que procurar ajuda cedo pode ser determinante para a longevidade de um relacionamento. “Muitos casais acreditam que a terapia só deve ser buscada em momentos de crise, mas, na verdade, ela é uma ferramenta poderosa de prevenção. É a oportunidade de crescer junto, em vez de esperar que os problemas se tornem maiores e mais difíceis de administrar”, completa.