Prepare-se para perder a paciência e o gloss, porque essa história é de deixar qualquer perua indignada e com os nervos à flor da pele! Na última segunda-feira, 4 de agosto, uma técnica de enfermagem de apenas 25 anos foi brutalmente agredida dentro da UBS Jardim Luiza, em Franca, interior de São Paulo, e, sim, durante o expediente, enquanto apenas tentava exercer sua profissão com dignidade.
De acordo com vídeos e imagens obtidos com exclusividade pelo portal LeoDias, a cena é de revoltar: a paciente, completamente descontrolada, agride a profissional com palavrões, empurrões e até um tapa no rosto! Sim, minha gente! Um tapa no rosto! E não parou por aí… A agressora ainda ameaçou agredi-la de novo, como se estivesse em um ringue!
“No momento estou ainda muito abalada, sendo assistida por psicólogo e advogados. Mas com a certeza de que quero justiça, pra mim e pros meus colegas da enfermagem que tantos são agredidos pelo Brasil”, desabafou a profissional, visivelmente emocionada.
Segundo o repórter Hevertom Talles, do GCN, a agressora tem 39 anos e já era conhecida na unidade pelos chiliques e grosserias. Tudo começou quando ela disse ter sentido dor durante uma aplicação intravenosa. Desde então, a técnica sempre tentava evitar o contato direto com ela, com razão, né?

Mas, como se fosse cena de novela mexicana, a paciente percebeu que estava sendo evitada e disparou a humilhação: “Você gosta de apanhar!”, entre outros absurdos. A técnica, percebendo o perigo iminente, começou a gravar. Foi aí que o barraco explodiu de vez!
A mulher partiu pra cima da funcionária: dois tapas no peito, empurrões contra a parede, tentativa de tomar o celular e… o fatídico tapa na cara. E pasme: ela ainda debochou da vítima na delegacia e LIGOU de lá para remarcar atendimento. Chocante? Demais da conta!
“Ela disse que ia me bater, que, se eu esbarrasse nela de novo, ia quebrar minha cara”, relatou a técnica, que teve seu celular arrancado da mão. “Fui atrás dela no corredor para recuperar o aparelho, mas fui empurrada, jogada contra a parede e levei um tapa no rosto quando consegui me aproximar de novo.”
E se você achou que a história acabou aí, senta: a agressora foi liberada na delegacia mesmo com imagens comprovando tudo, e voltou tranquilamente à UBS para ser atendida por um dentista… apenas duas horas depois da agressão!
“Ela voltou normalmente e foi atendida. Isso me abalou ainda mais. Fui agredida, ameaçada, e a pessoa segue circulando dentro do meu ambiente de trabalho.”

A Prefeitura de Franca divulgou uma nota, tentando estancar o vexame: “Qualquer ato de violência é inaceitável. O caso já está sendo acompanhado pelas autoridades competentes. A Secretaria Municipal de Saúde atua para oferecer todo o suporte necessário à profissional e à equipe presente na unidade”.
O caso foi registrado como desacato e vias de fato, e os advogados da profissional já estudam medidas judiciais contra a agressora, além de exigir providências imediatas para garantir a segurança dos profissionais da saúde. Porque se tem uma coisa que a gente não tolera é: falta de respeito com quem cuida da gente.