Segura esse babado político digno de novela das nove: o caldeirão bolsonarista ferveu, meu amor! Mauro Mendes, governador de Mato Grosso e aliado de primeira hora da direita, resolveu abrir o verbo e botar Eduardo Bolsonaro no cantinho da disciplina.
Em entrevista explosiva, Mendes chamou o deputado de “louco” e disse que ele está “falando bobagem”,direto dos Estados Unidos, onde mora há meses, longe do calor das ruas e da pauta do Congresso. “Está louco, está falando bobagem. Está lá nos Estados Unidos, longe da realidade”, disparou o governador, com aquela entonação de quem já perdeu a paciência com o primo político falastrão.
Mauro ainda relembrou a “lambança gigante” de Eduardo quando tentou defender as tarifas do então presidente Donald Trump contra o Brasil. “Foi um grande equívoco, e agora ele está cometendo outro. Está perdendo tempo em vez de ficar calado”, cravou, sem economizar nas entrelinhas.
Entre um desabafo e outro, Mendes ainda fez questão de diferenciar pai e filho: “Eu respeito o presidente Bolsonaro, ele contribuiu muito e está sendo injustiçado. Agora, o filho dele está falando merda lá nos Estados Unidos”.
Pah! Se tivesse microfone, Mendes teria jogado no chão.
Tudo começou quando Eduardo Bolsonaro resolveu criticar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chamando-o de “candidato do sistema” ,e acusando-o de ser o queridinho do ministro Alexandre de Moraes. O vídeo, publicado nas redes, caiu como uma bomba nos bastidores da direita.
“Meu pai foi posto em prisão domiciliar e escrachado nas redes por causa desse projeto. E o Tarcísio é o candidato do sistema”, disse Eduardo, em um tom digno de stand-up político com paranoia patriótica.
Mauro Mendes, que é do mesmo campo ideológico, mas joga no time da “realidade”, não deixou barato. O recado foi direto: “Chega de falar besteira lá de fora, menino, volta pro Brasil e trabalha.”
Eduardo, por sua vez, tentou embasar suas críticas citando ninguém menos que José Dirceu, sim, ele mesmo! para justificar que Tarcísio “não é um líder” e só se elegeu “graças ao voto conservador”.
Mas, convenhamos: usar Dirceu pra atacar Tarcísio foi tipo citar Regina Duarte pra defender novela da Netflix, o timing não ajudou.
O resultado? Um novo capítulo da telenovela bolsonarista, onde aliados de ontem se estranham publicamente, cada um disputando o trono do “herdeiro legítimo da direita”.