Gente, eu adoro um bom podcast para me entreter e me informar. Um dos que ouvi recentemente contou com o meu querido Renato Cariani como convidado. Ele simplesmente revelou que o shape do Pablo Marçal foi embora tão rápido quanto chegou. Além de Cariani ter uma rotina de musculação disciplinada, ele também é super inteligente.
Durante sua participação no podcast Festa da Firma, apresentado por Wellington Muniz, o Ceará, o professor, atleta e empresário Renato Cariani, de 50 anos, revelou que o influenciador Pablo Marçal já perdeu o shape conquistado durante o desafio dos “60 dias de mudança de hábitos”, realizado em 2024.
“O Pablo já perdeu o shape inteiro. Shape é alugado. Se você parar de pagar, ele perde. Esse shape meu aqui, eu tenho que pagar todos os dias. Eu treino há 32 anos, se eu parar de treinar, em um ano você vai olhar para mim e vai falar: ‘Nunca treinou na vida’. Se isso aqui não for gostoso de fazer, não estiver na sua rotina, você não aguenta”, afirmou Cariani durante a entrevista.
Conhecido por propor desafios de transformação física a celebridades e influenciadores, Cariani promove mudanças intensas em apenas 60 dias, com foco em musculação e alimentação disciplinada. Já participaram do projeto nomes como Igor3K (Flow Podcast), Diguinho Coruja, Danilo Gentili, Felca, Richard Rasmussen e Tirulipa.
De acordo com Cariani, Tirulipa e Marçal foram os que apresentaram os melhores resultados. No entanto, apenas um deles conseguiu manter o progresso após o desafio. “Tirulipa trincou o abdômen em 70 dias. Ele continuou firme, só que agora é mais flexível, mas o abdômen dele continua definido”, revelou.

Durante o bate-papo, Ceará questionou se seria possível alcançar o físico atual de Cariani de forma natural. O atleta respondeu com franqueza: “No tamanho da massa muscular, não. Principalmente nas minhas épocas de competição. Estou bem mais leve. Hoje eu peso 97kg com 11% de gordura, mas eu pesava 117kg com 5% de gordura”, explicou.
Renato Cariani também comentou sobre sua estratégia de comunicação nas redes sociais, destacando o uso do humor como forma de atrair o público: “Ensino e conscientizo, mas se eu ficar só dando aula de musculação, a galera não assiste”.
No Festa da Firma, Cariani também relembrou momentos marcantes de sua trajetória pessoal. Falou sobre a relação desafiadora com os pais e irmãos por questões religiosas, sua infância pobre e o bullying que sofreu na escola. O atleta destacou ainda como a musculação foi essencial não apenas para transformar seu corpo, mas também como ferramenta de superação emocional e envelhecimento saudável. Assista a entrevista completa: