O universo das plataformas de delivery tem seus defensores e críticos, mas poucas vezes se ouve uma declaração tão contundente quanto a de Rodrigo Barros. O fundador e CEO da Boali, maior rede de alimentação saudável do Brasil, surpreendeu ao afirmar “Se não fosse o iFood, minha empresa não existiria”. A frase foi dita durante participação no Primocast, onde o empresário não economizou na franqueza ao destacar a importância do aplicativo de delivery no crescimento da sua marca.
O episódio em questão acompanhou por 24 horas a rotina de Diego Barreto, CEO do iFood, entre reuniões estratégicas, bastidores da operação e encontros com parceiros. Um dos momentos mais marcantes aconteceu em uma loja da Boali, onde Diego e os hosts do Primocast, Lucão e Kaique, foram recebidos por Rodrigo, que já havia participado de uma temporada anterior do podcast.
No tour pela unidade, Barros apresentou as inovações da rede, como uma cozinha dedicada exclusivamente ao delivery. “Aqui não vai sair pedido normal, só vai sair pedido do iFood”, explicou. A loja ainda conta com um serviço de concierge que leva o pedido até o entregador, tornando a operação mais ágil. Outra inovação elogiada pelos convidados foi um espaço dedicado exclusivamente à criação de conteúdo para a internet, algo que surpreendentemente ainda é considerado raro mesmo em multinacionais, conforme foi apontado pelos hosts do programa.

Segundo Rodrigo, o nível de dependência do aplicativo é significativo, mas acima de tudo, estratégico: “Essa é uma operação muito dependente do delivery e do iFood. Quando falo em muito, estou falando de 60% de dependência do iFood. É esse o nível de importância que o iFood representa na vida de um restaurante, como nesse caso.”
A fala ressoa em um momento em que a relação entre restaurantes e plataformas de delivery é frequentemente vista com cautela, mas Barros deixa claro que, no caso da Boali, a parceria foi vital para a continuidade do negócio, especialmente durante a pandemia. Por isso, o empresário contou que se considera quase um “defensor do app”. “Se não fosse o iFood, eu teria quebrado na pandemia. Se não fosse o iFood, essa empresa não existiria”, declara.
Do lado do iFood, Diego Barreto destacou a relevância da parceria com a rede saudável antes de adentrarem na sala de reuniões. “Turma, o que vai rolar aqui é um papo de gente que está olhando para o futuro. A Boali é uma parceira super importante para o iFood. Então para nós, esse é um papo que seta expectativas, direcionamentos. Daqui saem coisas boas e ruins, faz parte numa relação de tensão entre parceiros, é algo muito normal. Mas quando feito de forma respeitosa, com visões e direcionamentos parecidos, na prática sempre dá bom”, afirma.
Rodrigo Barros, que em novembro de 2024 foi homenageado no Programa Empreendedor do Ano Brasil, considerado o “Oscar do empreendedorismo”, na categoria Emerging, reforça que sua trajetória está diretamente conectada à inovação e à capacidade de adaptação. A relação entre Boali e iFood, segundo ele, é exemplo de como o delivery se tornou um pilar estratégico para negócios do setor de alimentação no país.