Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Saiba quais foram as consequências desta onda de calor extrema no Rio de Janeiro

Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, a rede de urgência registrou 1.347 atendimentos

Kátia Flávia

27/12/2025 14h30

Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, a rede de urgência registrou 1.347 atendimentos

Amigas, eu não sei vocês, mas eu não lembro de ter sofrido com o calor nos últimos Natais, por pouco, eu não desmaiei de calor no uber a caminho da casa de uma tia minha porque o ar condicionado não estava dando vazão. Assim que encontro o porteiro do prédio para lhe entregar uma marmita com quitutes natalinos, ele começou a contar que uma senhora da rua dele foi parar na emergência por conta desse calorão extremo.

De acordo com a Secretária Municipal de Sáude do Rio, sintomas e quadros de saúde ligados ao calor levaram a quase 450 atendimentos por dia nas unidades públicas de saúde do Rio de Janeiro nos dias 23, 24 e 25 a rede de urgência registrou 1.347 atendimentos.

Os casos mais comuns desses atendimento relacionados ao calor são tontura, fraqueza e desmaios, além de queimaduras solares.

Desde a tarde da véspera de Natal (24), a capital carioca atingiu o Estágio 3 de calor, em uma escala que vai até 5. No nível 3, há registro de índices de calor alto (36°C a 40°C), com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias seguidos.

Segundo o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura do Rio de Janeiro, a temperatura máxima na sexta-feira será de 40°C. Se confirmada a previsão, será o terceiro dia com temperatura de ao menos 40°C, em um intervalo de quatro dias na capital fluminense.Logo depois, o governo fluminense decidiu alertar todos os 92 municípios para os perigos do calor excessivo.

Entre os dias 20 e 25 de dezembro, as unidades de pronto atendimento (UPA) do estado atenderam 942 pessoas com sintomas ligados ao calor.A previsão é de mais dias quentes, podendo chegar aos 41°C no domingo e somente na terça-feira,poderá haver chuva fraca a moderada isolada.

A prefeitura do Rio lista uma série de recomendações para diminuir o risco de problemas de saúde em dias muito quentes:

-Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
-Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
-Utilize roupas leves e frescas;
-Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
-Evite a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
-Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade de saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado