Meninas, estava eu aqui me arrumando para curtir esse feriadão com algumas amigas lá no Largo da Prainha, quando recebo um áudio de uma das minhas amadas fofoqueiras comentando sobre a icônica Rua do Senado.
Acontece que a famosa Rua do Centro do Rio ocupou o primeiro lugar de rua mais cool do ranking globo da Time Out e essa foi a primeira vez que uma rua latino-americana ocupa o topo da lista. Parece que o nosso Brasil está se tornando, a cada dia, o país favorito do mundo.
Esse é feito inédito para a América do Sul, e cai como luva para um endereço que, há alguns anos, deixou de ser apenas a vizinhança charmosa da Feira da Lavradio e tornou-se um polo vibrante de cultura, gastronomia e celebração carioca. Do trecho entre a Lapa e a Praça Tiradentes, temos casas históricas que resistem ao tempo; do outro, novas ocupações criativas que trouxeram arte, música e um frescor contemporâneo.
No meio disso tudo, uma rota que combina alta gastronomia como o o restaurante Lilia, seguido do Labuta Bar e o Labuta Braseiro, botequim raiz, antiquários, feiras de arte, destilaria artesanal, rodas de samba antológicas e espaços que vem trazendo uma nova vida para a região ao se somar com lugares tradicionais.
Veja o top 10 das ruas mais cool do mundo em 2025:
1)Rio de Janeiro: Rua do Senado (Brasil); 2) Osaka: Rua Laranja (Japão);3) Portoo: Rua do Bonjardim (Portugal); 4) Chengdu: Rua Fanghua (China); 5) Montreal: Rua Sherbrooke Oeste (Canadá); 6) Brisbane: Montague Road (Austrália); 7) Berlim: Maybachufer (Alemanha); 8)Salónica: Rua Olympou (Grécia); 9) Nova York: Rua Orchard (EUA); 10) Cidade de Ho Chi Minh: Rua Vinh Khanh (Vietnã)
Para elaborar o ranking, a equipe global de viagens da revista, que é formada por editores e especialistas locais, indicou os pontos que melhor representam essas cidades e as avaliou seguindo critérios como gastronomia, bebidas, cultura, diversão e espírito comunitário.
Segundo a publicação da Time Out, a Rua do Senado ganhou esse grande destaque por viver em um processo de transformação: “Outrora conhecida por suas lojas de antiguidades e atmosfera boêmia, o local está passando por uma revitalização cheia de estilo. O clássico Armazém do Senado, aberto desde 1907, continua servindo chope gelado e promove animadas sessões de samba aos sábados. Mas, ao lado de casas históricas e bares tradicionais, há uma série de novos espaços trazendo uma energia renovada.”
“Um dos primeiros lugares a redefinir o cenário foi o restaurante Lilia, do chef Lúcio Vieira; ele posteriormente abriu o Labuta Bar e o Labuta Braseiro na mesma via. Mais recentemente, surgiram espaços como a Destilaria Maravilha, um local vibrante com uma programação regular de DJs e shows ao vivo. Do outro lado, o coletivo de arte Solar dos Abacaxis ocupou parte de uma antiga fábrica de 1912, que em breve abrigará o Mercado Central RJ, com 40 lojas e restaurantes”, enfatizou a revista.
Além disso, a “Time Out” recomenda ao público visitar o endereço em um sábado, quando ocorre o tradicional samba do Armazém Senado e a área ganha vida com música, lojas abertas e clima festivo. Segundo eles, essa mudança começou com o restaurante Lilia.
Na edição anterior do prêmio, a Arnaldo Quintela, em Botafogo, ficou na oitava posição.