Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Rua do Senado é eleita a rua mais cool do mundo em 2025 pela Revista Time Out

Entre moda, música e gastronomia, a Rua do Senado se consagrou como um dos polos mais vibrantes do Centro — com brechós, ateliês, restaurantes e programação gratuita

Kátia Flávia

20/11/2025 13h15

Entre moda, música e gastronomia, a Rua do Senado se consagrou como um dos polos mais vibrantes do Centro — com brechós, ateliês, restaurantes e programação gratuita

Meninas, estava eu aqui me arrumando para curtir esse feriadão com algumas amigas lá no Largo da Prainha, quando recebo um áudio de uma das minhas amadas fofoqueiras comentando sobre a icônica Rua do Senado.

Acontece que a famosa Rua do Centro do Rio ocupou o primeiro lugar de rua mais cool do ranking globo da Time Out e essa foi a primeira vez que uma rua latino-americana ocupa o topo da lista. Parece que o nosso Brasil está se tornando, a cada dia, o país favorito do mundo.

Esse é feito inédito para a América do Sul, e cai como luva para um endereço que, há alguns anos, deixou de ser apenas a vizinhança charmosa da Feira da Lavradio e tornou-se um polo vibrante de cultura, gastronomia e celebração carioca. Do trecho entre a Lapa e a Praça Tiradentes, temos casas históricas que resistem ao tempo; do outro, novas ocupações criativas que trouxeram arte, música e um frescor contemporâneo.

No meio disso tudo, uma rota que combina alta gastronomia como o o restaurante Lilia, seguido do Labuta Bar e o Labuta Braseiro, botequim raiz, antiquários, feiras de arte, destilaria artesanal, rodas de samba antológicas e espaços que vem trazendo uma nova vida para a região ao se somar com lugares tradicionais.

Crédito: Instagram @riocomercioturismo 

Veja o top 10 das ruas mais cool do mundo em 2025:

1)Rio de Janeiro: Rua do Senado (Brasil); 2) Osaka: Rua Laranja (Japão);3) Portoo: Rua do Bonjardim (Portugal); 4) Chengdu: Rua Fanghua (China); 5) Montreal: Rua Sherbrooke Oeste (Canadá); 6) Brisbane: Montague Road (Austrália); 7) Berlim: Maybachufer (Alemanha); 8)Salónica: Rua Olympou (Grécia); 9) Nova York: Rua Orchard (EUA); 10) Cidade de Ho Chi Minh: Rua Vinh Khanh (Vietnã)

Para elaborar o ranking, a equipe global de viagens da revista, que é formada por editores e especialistas locais, indicou os pontos que melhor representam essas cidades e as avaliou seguindo critérios como gastronomia, bebidas, cultura, diversão e espírito comunitário.

Segundo a publicação da Time Out, a Rua do Senado ganhou esse grande destaque por viver em um processo de transformação: “Outrora conhecida por suas lojas de antiguidades e atmosfera boêmia, o local está passando por uma revitalização cheia de estilo. O clássico Armazém do Senado, aberto desde 1907, continua servindo chope gelado e promove animadas sessões de samba aos sábados. Mas, ao lado de casas históricas e bares tradicionais, há uma série de novos espaços trazendo uma energia renovada.”

“Um dos primeiros lugares a redefinir o cenário foi o restaurante Lilia, do chef Lúcio Vieira; ele posteriormente abriu o Labuta Bar e o Labuta Braseiro na mesma via. Mais recentemente, surgiram espaços como a Destilaria Maravilha, um local vibrante com uma programação regular de DJs e shows ao vivo. Do outro lado, o coletivo de arte Solar dos Abacaxis ocupou parte de uma antiga fábrica de 1912, que em breve abrigará o Mercado Central RJ, com 40 lojas e restaurantes”, enfatizou a revista.

Além disso, a “Time Out” recomenda ao público visitar o endereço em um sábado, quando ocorre o tradicional samba do Armazém Senado e a área ganha vida com música, lojas abertas e clima festivo. Segundo eles, essa mudança começou com o restaurante Lilia.

Na edição anterior do prêmio, a Arnaldo Quintela, em Botafogo, ficou na oitava posição.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado