Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Quem é a dona de metade de Jericoacoara ?

A empresária Iracema Correia São Tiago alega ser dona de uma área equivalente a 80% da vila turística desde os anos 1990.

Kátia Flávia

27/10/2024 20h00

A empresária Iracema Correia São Tiago alega ser dona de uma área equivalente a 80% da vila turística desde os anos 1990.

Gente, estou conversando com uma amiga minha de Fortaleza e ela acaba de me contar um babado fortíssimo sobre uma empresária que afirma ser dona de 80% de Jericoacoara.

A empresária Iracema Correia São Tiago apresentou toda a documentação necessária para ser reconhecida pelo estado do Ceará como proprietária de cerca de 83% das terras da Vila de Jericoacoara, que segue no centro da disputa sobre o destino de áreas não ocupadas em um dos locais turísticos mais conhecidos e visitados do Nordeste.

Caso seja aprovado e implementado o acordo extrajudicial que vem sendo conduzido pela Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), a empresária receberá o título de terras da Vila que não estão ocupadas, com exceção de vias de acesso e áreas consideradas de interesse do estado. A área que seria destinada a Iracema após a negociação é de cerca 4,9 hectares, ou 49 mil m².

O nome da empresária se tornou público após os moradores da Vila passaram a protestar contra o acordo no início de outubro, destacando que áreas livres da região seriam prejudicadas. Em julho de 2023, Iracema apresentou escritura pública que comprova a compra de terrenos na região na década de 1980.

Depois da análise dos documentos, Iracema acabou sendo reconhecida pelo estado como proprietária de um terreno particular que possui 73,5 hectares dentro da Vila de Jericoacoara. Sendo que a Vila inteira tem 88,2 hectares. O terreno também tem áreas que se sobrepõem ao Parque Nacional de Jericoacoara.

Iracema tem 78 anos e reside em Fortaleza. Natural do Rio de Janeiro, ela passou a morar no Ceará quando o pai dela, que era funcionário do Banco do Brasil, se transferiu para o estado. Desde então, Iracema residiu principalmente em Fortaleza.

Ela foi casada por 25 anos com José Maria de Morais Machado, com quem teve quatro filhos. José Maria foi quem adquiriu os terrenos, há mais de 40 anos. Quando se divorciaram em 1995, ela ficou com alguns dos terrenos do ex-marido, localizados em Fortaleza e em Jericoacoara. Dentre eles, está a fazenda Junco I, que é objeto do acordo extrajudicial em andamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado