Como diria Gilberto Gil, a paz invadiu o meu coração! Após o sucesso estrondoso da campanha que selou a paz entre Acelino “Popó” Freitas e Wanderlei Silva, ultrapassando a marca de 12 milhões de visualizações, o Burger King abre os bastidores da gravação para confirmar: não foi Inteligência Artificial, foi respeito, profissionalismo, agilidade recorde e muito hambúrguer grelhado no fogo.
A ideia, concebida pela AlmapBBDO na sexta-feira dia 10 de outubro, ressoou imediatamente com o DNA do BK de agilidade e irreverência. Bastaram apenas duas ligações para que a marca conseguisse o “sim” de ambos os atletas. “Eles aceitaram rapidamente, enxergando a chance de transformar o ‘ruído’ do último encontro em uma narrativa mais positiva para o esporte, usando o humor”, revela Pedro Laguárdia, gerente de marketing do Burger King.
Em menos de sete dias, a campanha já estava sendo veiculada. “O processo foi extremamente rápido: o contato inicial com os atletas ocorreu na sexta-feira. Na terça, eles já estavam em São Paulo para a gravação, que foi realizada na quarta. Na quinta-feira, a campanha foi lançada”, conta o gerente de marketing do BK.
A equipe se preparou para um encontro imprevisível e apreensivo, afinal seria o primeiro contato real entre os lutadores após a luta que ocorreu apenas diante das câmeras, no set de gravação. “Confesso que estávamos apreensivos com o encontro e com o prazo apertado”, conta Pedro. Ele destaca, no entanto, que o cuidado maior foi para se precaver e garantir um ambiente confortável e saudável para ambos.
Compromisso com o esporte
O cumprimento inicial foi formal, mas a tensão rapidamente deu lugar ao profissionalismo. “Foi uma aula de respeito, compromisso e disciplina”, afirma o gerente. Questionado sobre a aparência de Wanderlei, ele esclareceu que a maquiagem teve a instrução de não esconder nada, mantendo a autenticidade que é marca registrada do BK. Ao longo do dia, Popó e Wanderlei se soltaram, riram com a equipe e toparam improvisar piadas que se tornaram virais.
“Ficou claro que o maior compromisso deles é com o esporte, e que a imagem que ficou da luta não era o que gostariam. Esta foi uma oportunidade de mostrar o máximo respeito aos fãs”, conclui Pedro.
Um sucesso histórico
Superando campanhas anteriores como a da Larissa Manoela, com mais de 5 milhões de visualizações, e aclamação da crítica e do público, o filme não apenas viralizou, mas cumpriu seu objetivo, como conta o executivo da marca. “Conseguimos transformar, com leveza e sagacidade, um momento de tensão em uma narrativa positiva, resgatando o respeito e a disciplina do esporte e, de quebra, mostrando que no BK®, a única treta é contra a fome”.
Um desfecho inusitado para uma briga, não é mesmo? Fico feliz pelos meus amigos, afinal tudo pode se resolver com uma conversa e se tiver Burger King no meio é melhor ainda.