Um personagem de ‘Rainha da Sucata’, que está sendo reprisada atualmente no Vale a Pena Ver de Novo passou por uma transformação em outra obra do mesmo autor. O universo da trama exibida em 1990 ganhou uma continuação curiosa e ousada em Deus Nos Acuda (1992), ambas assinadas por Silvio de Abreu.
Na trama original, o público se divertiu com Dona Armênia (Aracy Balabanian) e seus três “filhotes”: Gérson (Gerson Brenner), Gera (Marcello Novaes) e Gino (Jandir Ferrari). Dois anos depois, o quarteto retornou em nova história, mas com uma mudança que pegou muita gente de surpresa.

Em Deus Nos Acuda, Dona Armênia volta como dona de uma pensão, acompanhada dos filhos que continuavam sob suas ordens. O destaque, porém, ficou por conta de Gino. O personagem reapareceu depois de uma viagem à Europa e voltou como Gina, assumindo uma identidade feminina e protagonizando momentos marcantes na novela.
Vivida novamente por Jandir Ferrari, Gina causou espanto e curiosidade. A personagem chegou a despertar o interesse amoroso de Wagner (Paulo César Grande), que não sabia que ela havia sido Gino no passado. A transformação, tratada na época de forma leve e bem-humorada, se tornou um dos momentos mais comentados da produção.

Embora o termo “trans” ainda não fosse amplamente usado nas novelas da época, a mudança de Gino para Gina acabou sendo vista por muitos como uma das primeiras abordagens sobre identidade de gênero na teledramaturgia da Globo. Mesmo que a narrativa tenha mantido um tom cômico, a aparição de Gina abriu espaço para reflexões que só ganhariam mais visibilidade anos depois.