Gente, como eu mencionei anteriormente, a apresentadora Ana Hickmann vai constentar o laudo pericial feito pelo Reginaldo Tirotti. Pois, sua equipe jurídica descobriu que esse perito está envolvido nas polêmicas contra o Padre Julio Lancellotti.
Na ocasião, os membros do MBL estavam acusando o sacordote de pedofilia, baseando-se em um vídeo comprovadamente falso, que foi produzido em casa ou estúdio de gravação com características similares – mas não iguais – dos ambientes do Padre Julio divulgado com frequência em redes sociais.
Depois disso, uma análise feita pelo serviço web Yoti´s Facial Age e destacou divergências de idade entre o padre e o impostor presente na montagem do vídeo.
Na época, Reginaldo Tirotti chegou a ser desmentido pelo também perito Mário Gazziro, que fez questão de constatar cinco falhas grosseiras no material:
- Assumir o ano de produção do material sem respaldo nas evidências visuais
- Induzir os leitores leigos do parecer com inclusão excessiva de imagens verdadeiras do suposto autor acusado
- Ocultar item de interesse na análise utilizando marcador visual e induzir o leitor à constatação errônea de compatibilidade
- Uso de características praticamente onipresentes na terceira idade como fator de comprovação de culpabilidade
- Análise prosopográfica incompleta e tendenciosa, ignorando fatores contrários ao seu interesse
Lembrando que inúmeras reportagem naquela ocasião relataram que a Arquidiocese de São Paulo chegou a arquivar essa investigação por falta de provas.