Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Onde Lula estará durante o debate da Globo? Presidente deixa cadeira vazia na Globo e deixa mistério no ar

Campanha confirmou ausência no confronto desta quinta-feira, enquanto aliados negociam entrevista no mesmo horário do encontro com Flávio Bolsonaro

Kátia Flávia

30/09/2026 17h15

Lula não participará do último debate presidencial da Globo antes do primeiro turno.

Lula não participará do último debate presidencial da Globo antes do primeiro turno.

Lula não participará do debate presidencial da Globo nesta quinta-feira (1º), último encontro entre os candidatos antes do primeiro turno. A campanha comunicou oficialmente a decisão à emissora, mas ainda mantém mistério sobre a agenda do presidente durante o programa.

Eu já tinha escolhido o bacalhau no Mercado da Ribeira e aceitei uma taça de vinho verde quando vi a movimentação. Minha gente, cadeira vazia em debate já dá assunto, mas cadeira vazia com possível podcast concorrendo no mesmo horário é fofoca política servida em prato principal.

Antes de bater o martelo pela ausência, Lula havia sinalizado que aceitaria ir à Globo apenas para um confronto direto com Flávio Bolsonaro, sem os demais candidatos convidados. A emissora, porém, manteve o formato do debate com quatro participantes.

Agora, a possibilidade mais forte é que o presidente apareça em uma entrevista ao vivo durante o horário do debate. Segundo apuração da CNN, ainda há negociações sobre qual podcast receberá Lula e até a hipótese de um “pool”, com vários canais transmitindo a conversa.

Eu olhei para o copo de vinho e pensei: o duelo a sós com Flávio virou outra coisa. Em vez de entrar no palco da Globo, Lula pode escolher um cenário próprio, uma entrevista longa e um público que não precisará dividir tempo com mediador, cronômetro e rival fazendo corte para rede social.

Flávio Bolsonaro confirmou que irá ao debate mesmo sem o adversário. O senador do PL vinha desafiando Lula a comparecer e deve usar a ausência do presidente como um dos temas do programa.

A estratégia repete o que Lula fez no primeiro debate da campanha, quando preferiu outra agenda de comunicação. Aliados do presidente afirmam que ele considera o modelo de debate tradicional ultrapassado e avaliam que uma entrevista pode render mais espaço para apresentar propostas.

Eu pedi a conta e deixei o copo vazio sobre a mesa, porque a novela ganhou um novo capítulo: Flávio estará no estúdio, Lula não. Mas, se o podcast sair do papel, o presidente não ficará fora do ar. A pergunta agora não é só por que ele não vai à Globo, e sim em qual tela ele vai aparecer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado