Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

‘O YouTube dissolveu o mainstream’: presidente do Google Brasil fala sobre o futuro da informação acessível

Fábio Coelho reflete sobre a missão que move o Google há 25 anos e como o YouTube se tornou o símbolo da democratização da mídia e da economia criativa

Kátia Flávia

30/10/2025 19h00

Fábio Coelho reflete sobre a missão que move o Google há 25 anos e como o YouTube se tornou o símbolo da democratização da mídia e da economia criativa

Desde sua criação, o propósito do Google permanece o mesmo e, para o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, ele nunca foi tão atual. Em entrevista ao youtuber Igor coelho, o Igor 3K, no Executive Talks, do canal Flow, o mandatário da empresa reforçou o principal objetivo da big tech:

“Democratizar o acesso à informação e torná-la disponível a todas as pessoas, o tempo todo”, diz.

Há 25 anos, essa meta parecia um sonho distante, em plena era da internet discada. Hoje, ela se concretiza em plataformas que vão muito além do buscador e, entre elas, uma tem papel especial: o YouTube.

“Eu disse uma vez numa reunião: o YouTube democratizou a mídia. Fragmentou e dissolveu o conceito de mainstream”, recorda Coelho.

De acordo com o executivo, o grande salto do Youtube foi ter se tornado, mais que um repositório de vídeos, em um grande buscador de conteúdos – Imagem: Reprodução Flow/ Youtube

O YouTube como novo buscador

De simples repositório de vídeos, o YouTube se tornou um grande motor de busca — e um dos principais espaços de expressão, aprendizado e geração de renda do mundo digital.

“O YouTube virou um excelente arquivo, um grande buscador”, resume o executivo.

Hoje, quem dita o que é tendência não é mais a mídia tradicional, mas uma multidão de criadores que representam “todas as formas e paixões”. Essa revolução é cultural, mas também econômica.

Coelho define o ecossistema da plataforma como um triângulo poderoso, formado por criadores com talento e carisma; anunciantes, que monetizam o conteúdo; e plataforma, que faz tudo acontecer.

_“É um trabalho respeitável. Produzir conteúdo exige preparo, talento, carisma, equipamento e técnica”, ressalta.

Consolidação de vídeo shopping e marketing de influência impulsionaram o Youtube a se consolidar como força comercial – Imagem: Reprodução Flow / Youtube

Tecnologia e sustentabilidade

Com milhões de horas de vídeo sendo publicadas a cada minuto, a sustentabilidade do YouTube depende de dois pilares: avanço tecnológico e conteúdo de qualidade.
Enquanto vídeos bem produzidos garantem receita e reinvestimento, a inovação constante reduz custos e melhora a eficiência da infraestrutura.

“Não dá pra projetar o futuro com os custos e volumes de hoje. Precisamos pensar em novos volumes e novos custos”, afirma Coelho.

Com o crescimento do vídeo shopping e do marketing de influência, o YouTube se consolida como uma força comercial e social.

Fora do Google, Coelho também atua na profissionalização de entidades como o Flamengo. Em todas as frentes, ele reforça a mesma convicção: tecnologia é ferramenta de transformação.

A gente precisa das ferramentas e do espírito da colaboração” conclui.

A entrevista pode ser assistida na íntegra, por meio do canal Flow Podcast no Youtube.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado