Newton Dias nasceu no coração do Tororó, em Salvador. Sua infância foi marcada por alegria, convivência comunitária e múltiplas expressões culturais.
“Nossa infância no Tororó foi marcada de bons momentos e grandes alegrias. Além de curtir o samba, tínhamos outras atividades como futebol, roda de capoeira e construímos grandes amizades que permanecem até hoje”, relembra.
Desde pequeno, Newton conviveu com nomes que marcaram a história do samba baiano, como Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Salvador Oliveira, Bira Gentil e Paulinho do Reco.
“O samba já nasceu comigo. Na minha infância, eu não perdia um ensaio da Escola de Samba Filhos do Tororó, que tinha sua quadra de ensaios no fundo da nossa residência”_, conta com orgulho.

O nascimento de um gigante: Reduto do Samba
Fundado por Newton e um grupo de amigos — entre eles Marcus Vinícius, Antônio Belmiro, Jorge Lima e Adalto Castro —, o Reduto do Samba surgiu para manter viva a tradição carnavalesca do bairro.
“A criação foi uma iniciativa de um grupo de amigos que queriam que o Carnaval do Tororó continuasse vivo”, explica.
A estreia do bloco foi grandiosa: logo no primeiro desfile, o Reduto levou Arlindo Cruz para a avenida, emocionando o público.
“O Reduto do Samba é igual a filho de elefante: já nasceu grande. O maior desafio foi colocar o bloco na avenida. E no primeiro desfile concluímos com aplausos do público e satisfação dos nossos sambistas”, relembra emocionado.

Reconhecimento e conquistas marcantes
Ao longo dos anos, o Reduto do Samba se consolidou como um dos blocos mais respeitados do Carnaval de Salvador.
“Todo ano é um novo desafio e uma nova conquista”, afirma Newton.
Entre os momentos mais marcantes, está a escolha pela imprensa local, durante três anos consecutivos, como melhor bloco de samba do Carnaval, recebendo o prestigiado Troféu Castro Alves.
Legado e futuro: o samba como oxigênio
Para Newton, o samba é mais do que música: é missão de vida.
“O samba não pode morrer. É nosso papel levar o samba para a nova geração, com grandes artistas, músicas e eventos. O samba faz parte do DNA dos brasileiros”, diz.
“Nosso sonho é manter o Reduto vivo por muitas gerações. O samba é o oxigênio que, juntamente com minha família, me mantém vivo e feliz”, completa.
E ele já antecipa novidades: em 2026, o Reduto do Samba trará para a avenida o fenômeno Escandurras, atração que promete ser um dos grandes destaques do Carnaval de Salvador.
“Com toda certeza será a maior atração do Carnaval de Salvador. Reduto do Samba: a melhor sexta-feira do planeta”, celebra Newton.