A partir de 1º de setembro, a Globo traz de volta um de seus maiores sucessos: Terra Nostra, de Benedito Ruy Barbosa, que substituirá História de Amor na faixa Edição Especial. O clássico, que retrata a força da imigração italiana na formação do Brasil, teve Antônio Fagundes em um papel marcante — e cheio de desafios.
Para dar vida ao temido coronel Gumercindo, o ator precisou adotar um visual radical: cabelos e cavanhaque pretos, mantidos à base de um processo nada simples. “Meus cabelos eram pintados diariamente, fio a fio, com rímel preto à prova d’água”, contou Fagundes. A rotina levava cerca de uma hora e meia, todos os dias.

O que seria um compromisso curto — já que, inicialmente, o personagem apareceria até o capítulo 40 — acabou se transformando em uma maratona de 220 capítulos. O ator, que também estava em cartaz em São Paulo interpretando um senhor de 85 anos no teatro, vivia um verdadeiro vai e vem de visuais: gastava cerca de quatro horas diárias para lavar todo o rímel com sabão de coco e, depois, pintar os fios novamente de branco para subir ao palco.

O esforço, no entanto, cobrou seu preço. “Perdi muitos fios de cabelo”, revelou o artista, que encarou a transformação como parte do comprometimento com o personagem.