Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

O Rio Sena não tava limpo? Mais dois atletas ficam doentes após prova de natação

Os competidores estão com infecção intestinal e sendo monitorados na Vila Olímpica.

Kátia Flávia

08/08/2024 9h30

Os competidores estão com infecção intestinal e sendo monitorados na Vila Olímpica.

Amigas, acabo de saber que mais dois atletas ficaram doentes após competir no Rio Sena Dos mais de 100 competidores que participaram das provas no rio parisiense, cinco ficaram doentes nos dias seguintes às competições.

Nesta quarta-feira (7), O Comitê Olímpico Português (COP) comunicou que dois atletas de triatlo do país estão com infecção gastrointestinal depois de terem nadado no Sena, em Paris. Os atletas Vasco Vilaça e Melanie Santos estavam competindo na prova mista de Triatlo que aconteceu na segunda-feira (5). Segundo a nota emitida pelo COP, o quadro de saúde é estável e estão sendo monitorados na Vila Olímpica.

“Seu quadro clínico é estável e a equipe de saúde da COP está tomando todas as medidas para monitorar e fornecer tratamento conservador ao atleta (Vasco) na Vila Olímpica. Nos últimos dias, a atleta Melanie Santos também desenvolveu sintomas semelhantes, mas de forma menos aguda”.

Antes da prova, a World Triathlon, federação internacional da modalidade, garantiu que, nos dias da competição, “a avaliação da qualidade da água cumpria com os regulamentos definidos”.

A equipe da Bélgica não competiu, após a atleta Claire Michel ter sido diagnosticada com a bactéria E. coli. A principal suspeita é que ela tenha contraído a bactéria nas águas do Rio Sena, onde a prova individual de triatlo foi disputada na última semana.

O suíço Adrien Briffod desfalcou a equipe de seu país na mesma prova por causa de uma infecção gastrointestinal e Simon Westermann, seu substituto, apresentou o mesmo problema de saúde de seu colega, e não competiu. A triatleta belga, Jolien Vermeylen detonou a qualidade da água, e disse que “viu e cheirou coisas que preferia não pensar”.

Vale ressaltar que era proibido nadar no Rio Sena desde 1923 e em 2015, a prefeitura de Paris se comprometeu com a limpeza do rio e investiu 1,4 bilhão de euros em um projeto de limpeza para garantir que alguns eventos de natação de Paris-2024 pudessem ser realizados no local.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado