Amores, estava assistindo a um episódio do Flow Podcast em que o entrevistado é ninguém mais ninguém menos que Fábio Coelho. Bem, se você não sabe, ele é o boss, o presidente do Google no Brasil!
Fábio é uma das principais referências quando o assunto é transformação digital e liderança na nova economia. Sua trajetória à frente da Google o levou a desenvolver um modelo de gestão moldado pelo ritmo da internet: veloz, colaborativo e em constante evolução.
Nesse cenário, ele acredita que “o papel do líder é montar uma boa equipe, bem alinhada, que funcione bem e que você não precise ficar olhando o detalhe o tempo todo”.

Para Coelho, o líder de hoje não é o dono de todas as respostas, mas quem ajuda a equipe a remover obstáculos, trabalhar junto e atrair e reter boas pessoas. Gente, acho que vou até assistir de novo ao podcast, porque aprendi horrores com ele!
Todo mundo sabe que a cultura do Google costuma ser associada à leveza e descontração, aquele ambiente mega divertido! Mas Fábio Coelho faz questão de desfazer o mito de que a empresa é “relaxada”. Por trás das mesas de sinuca e das micro cozinhas, há um ambiente de alta produtividade e desempenho.
Segundo ele, existem três pilares fundamentais. O primeiro é diversidade, para criar produtos para todos. O segundo é respeito e generosidade com os colaboradores. E o terceiro é colaboração, para que todos se ajudem e aprendam mais rápido.

Ao longo da carreira, Fábio Coelho acumulou aprendizados que moldaram sua visão de liderança. Um deles veio diretamente de Larry Page, cofundador do Google: “A whisper is a shout”, traduzindo: “um sussurro é um grito”. A frase, explica ele, é um lembrete de que o comportamento do líder ecoa na equipe.
Para Coelho, liderar é um processo contínuo de aprendizado, e errar faz parte. Confiar na equipe, aprender com os erros e se adaptar rápido às mudanças, sejam elas tecnológicas ou geracionais, são as chaves para continuar relevante em um mundo que nunca para de se reinventar.
“A melhor forma de aprender a surfar é caindo no mar”, finaliza Fábio Coelho.
Não sei vocês, mas eu adorei os ensinamentos dele. Será que o divo pode me dar uma consultoria?