A notícia de que Taís Araújo denunciou a autora Manuela Dias ao setor de compliance da Globo movimentou os bastidores nesta quarta-feira (5). Segundo revelou a Folha de S.Paulo, a atriz se sentiu apagada na nova versão de Vale Tudo, em que interpreta Raquel, e levou o caso à emissora após divergências com a escritora.

Taís teria se mostrado frustrada com o rumo de sua personagem, que perdeu destaque na trama. A situação reacendeu o debate sobre o espaço e a representação de personagens negros na teledramaturgia, tema que não é inédito nas obras de Manuela Dias.
Durante Amor de Mãe (2021), Jéssica Ellen também viveu algo parecido. A intérprete de Camila publicou nos stories a frase “Parem de nos matar. Na vida e na dramaturgia”, após a morte de mais um personagem negro na trama, o que foi visto como uma indireta à autora.

Os dois casos expõem um padrão de insatisfação com o tratamento dado a personagens negros nas novelas da Globo. Agora, com a denúncia formal de Taís, o tema ganha contornos mais sérios e coloca em pauta a necessidade de repensar como esses papéis são construídos e valorizados nas histórias da TV.