Que isso, gente! Acabei de saber por uma amiga lá de Paris que dois atletas da natação brasileira foram duramente punidos neste domingo (28) pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por atos de indisciplina, no segundo dia de competição dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Parece que os atletas Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos tomaram penalidades ao deixarem a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira (26).
De acordo com o chefe da equipe brasileira de natação, Gustavo Otsuka,eles foram descobertos pelo Comitê Olímpico do Brasil pelas postagens feitas nas redes sociais durante a saída, na última sexta-feira (26).
“Todos sabem que viemos trabalhar, e trabalhar pelo Brasil, não para passeio de férias, nem para brincar, viemos trabalhar pelo Brasil”, disse Gustavo Otsuka, chefe de equipe de natação.
Além disso, Ana Carolina teria questionado a decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação de forma desrespeitosa e agressiva, segundo o Comitê Olímpico do Brasil. Por conta disso, ela foi expulsa da delegação dos Jogos de Paris e retornará ao Brasil imediatamente, embarcando ainda hoje. Enquanto, Gabriel Santos foi punido apenas com uma advertência, que fez um desabafo nas redes sociais sobre os ataques que ele e a namorada estão recebendo.
O nadador disse que eles estavam aproveitando um “período off de treinamento após o almoço” para conhecer lugares como a Torre Eiffel, e utilizaram o “transporte fornecido pela organização” para se deslocar pela cidade. Para o casal, seria o meio de transporte mais seguro e adequado, já que outros atletas estariam fazendo o mesmo.
O atleta ressalta que esse comunicado não tem o intuito de se justificar, apenas esclarecer os fatos. Ele afirmou que reconhece que ambos erraram ao “não realizar a comunicação da maneira adequada, como manda a Cartilha do Esporte Seguro”.
Também lamentou os ataques que ambos vêm recebendo através das redes sociais após a punição vir à tona, vindos de “pessoas mal informadas”.

Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos são companheiros da equipe da natação e formam um casal fora das raias. Enquanto ela participou dos Jogos de Tóquio-2020, Gabriel iria para sua terceira participação em Jogos Olímpicos — ele esteve em Tóquio-2020 e no Rio-2016.