Amores, parece que o novo point para uma noite de diversão com as amigas, com direito a luxo e privacidade, é o… motel! Sim, vocês leram direito. Os motéis estão virando tendência entre o público mais jovem, podendo ser aproveitado na companhia de amigos.
Para além da imagem tradicionalmente associada ao encontro a dois, os motéis estão assumindo um novo papel: como locais que traduzem um lifestyle moderno, unindo conforto, design e experiências exclusivas. Em busca de conquistar novos consumidores, o setor tem investido em parcerias com influenciadores para quebrar tabus e se aproximar de um público jovem, conectado e aberto a novas vivências. Segundo a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), a maioria dos frequentadores está na faixa de 18 a 40 anos, reforçando o potencial para ações de marketing voltadas a esse público.
A influenciadora Karla Schwarz, 30 anos, realizou sua primeira ação no setor moteleiro em 2024, com o propósito de apresentar as suítes de alguns motéis de São Paulo por meio de lives em seu perfil no Instagram, bem como na página do Guia de Motéis. Durante essas transmissões, ela destacou detalhes sobre o design, gastronomia e serviços oferecidos, despertando a curiosidade de seus seguidores. Em outra ação, Karla evidenciou que as suítes também funcionam como espaços ideais para momentos de descontração entre amigas.
“Mostramos que é possível aproveitar o motel sozinho ou na companhia de amigos, da mesma forma que se desfruta um passeio ao cinema ou a um restaurante. Descobri que muitos motéis oferecem suítes luxuosas e serviços exclusivos, como decoração especial e música ao vivo, ampliando as possibilidades para lazer, descanso e celebrações. A verdade é que ir ao motel é tão natural quanto ir a qualquer outro lugar de entretenimento”, relata.

A influenciadora Nicole Lorenzon, 23 anos, realizou sua primeira parceria com o setor moteleiro em 2022, apresentando aos seus seguidores a experiência de hospedagem nas suítes do Motel Itapuã, localizado em Santa Maria (RS). A iniciativa teve como objetivo demonstrar que os motéis são ambientes que combinam conforto, relaxamento, design e hospitalidade, desmistificando os tabus ainda muito presentes na percepção do público sobre o segmento.
“Minhas seguidoras adoraram a proposta e conseguimos atingir o objetivo de mostrar que motel não é um local inapropriado como muitos imaginavam”, comenta. Ela acrescenta que, antes da experiência, também tinha uma visão equivocada. “Pensava que os quartos eram excessivamente erotizados, mas essa percepção mudou completamente desde a minha primeira visita. Fiquei encantada com as possibilidades de vivência que um motel pode proporcionar como espaço para reconexão entre casais e momentos de relaxamento”, diz.
Atuando como influencer nas redes sociais desde 2017, Rafaela Grolli tem participado de campanhas que visam ampliar a visibilidade e o entendimento do público sobre os serviços oferecidos pelos motéis. Sua primeira ação foi realizada em parceria com o Motel Suíça, em Caxias do Sul (RS). “Consegui mostrar as diversas possibilidades que o motel oferece, desconstruindo percepções equivocadas que as pessoas têm. Inclusive, celebrei com minhas amigas tanto minha formatura quanto meu aniversário no local”, observa.
Sobre a ABMotéis
A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a principal entidade representativa do setor moteleiro no país, reunindo mais de 530 motéis associados em diversos estados e no Distrito Federal. Com atuação nacional por meio de sua diretoria regionalizada, a ABMotéis tem como missão promover a profissionalização do segmento e fortalecer a imagem do motel como uma opção segura, confortável e voltada ao lazer dos casais.