Amores, sextou, e eu já estou com a cabeça nas minhas próximas viagens! A maior dúvida é se vou para Campos do Jordão (SP), Gramado (RS) ou para Monte Verde (MG). Adoro o nosso turismo nacional. Eu amo as praias do Rio, mas também gosto das épocas frias, em que aproveito pra degustar um bom vinho e apreciar a elegância das montanhas do Brasil. Bom, não é como a Europa, mas os destinos brasileiros têm o seu charme.
Pois bem, fiquei sabendo que Monte Verde (MG), que é distrito do município de Camanducaia, foi eleito um dos dez destinos mais acolhedores do Brasil na 13ª edição do Traveller Review Awards, premiação anual do site de reservas Booking.
Monte Verde vai sediar a 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno, entre 24 e 26 de novembro. Com realização da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), da Prefeitura de Camanducaia e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), o encontro reunirá gestores públicos, representantes de tradicionais destinos de clima frio, empresários e especialistas. Serão mais de 45 estandes, espaços de networking e ambientes com diversos conteúdos relacionados ao segmento em uma área de 2 mil m².
A feira visa fortalecer e unir as rotas do frio do país ao promover intercâmbio de experiências, inovação e discussão de políticas públicas em prol do crescimento regional no setor turístico. Já o seminário pretende ampliar o alcance técnico e estratégico do evento ao oferecer painéis, palestras e debates sobre temas como gestão de destinos, turismo responsável, ecoturismo e políticas públicas.
Com essa abrangência, a iniciativa irá beneficiar diretamente um amplo público: empresários do setor, comerciantes de lojas de artesanatos, moda, souvenirs e outros produtos típicos, profissionais de eventos, representantes de destinos de inverno de todo o Brasil, visitantes e turistas interessados em viver experiências em rotas de inverno, cultura, gastronomia e turismo de montanha.
“A 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno terá impacto imediato e deixará um legado futuro para a comunidade local de Monte Verde e de todo o município de Camanducaia, beneficiados pelo aquecimento das atividades econômica e pelos efeitos, a médio e longo prazo, por meio da implementação de políticas públicas de turismo e governança”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
Representantes de outros tradicionais destinos de inverno brasileiros também enalteceram a relevância da feira em Monte Verde e a oportunidade de toda cadeia do trade turístico desses lugares trocar experiências que fortalecerão o segmento.
Interessados em participar como expositores nos estandes ou com cotas de patrocínio devem acessar o site oficial da feira ou entrar em contato pelo e-mail: eventos@monteverde.org.br. A programação completa será divulgada em breve.