E a verdade virá à tona. Após muito tempo tentando descobrir quem foi o responsável por mandar que desligassem os aparelhos que lhe mantinham vivo, após seu acidente, Zé Paulino (Sergio Guizé), finalmente, descobrirá toda a verdade e ficará com sangue nos olhos.
Toda a confusão começará quando a dupla Xaviera (Giovana Cordeiro) e Firmino (Odilon Esteves), abordar Candoca ( Isadora Cruz), para revelar que eles haviam encontrado uma certidão, com o nome do suposto primo de Zé, Rivaldo Pereira, em meio as coisas de Tertulinho (Renato Góes). A dupla então pedirá a ajuda da médica, para contar a verdade para o ex-vaqueiro.
Incrédula com a situação, a mocinha irá atrás de seu ex para colocá-lo contra a parede e fazer com que ele confesse o crime que cometera. Decepcionada e vendo que não tem outra saída, com a ajuda de Maruan (Pedro Lamin), a médica contará o que descobriu ao amado.
Com sangue nos olhos, Zé Paulino não pensará duas vezes, ao descobrir toda a verdade. Ele irá às pressas ao encontro do rival, na fazenda Palmeiral, a fim de acabar com a raça de Tertulinho.
Mesmo temendo as consequências deste confronto, desta vez, Candoca não será a responsável por acalmar os ânimos dos rivais, mas sim Tertúlio (José de Abreu).