Amores, para quem acha que vida de influencer é só recebidos e viagens, aqui vai um choque de realidade! O estudo “Creators e Negócios 2025”, da YouPix, jogou a bomba: 53% dos influenciadores já sofreram de burnout.
E o buraco é mais embaixo para quem está começando ou ainda não estourou no mainstream. A pesquisa mostrou que a condição afeta ainda mais os criadores que têm renda de até R$ 2 mil mensais. Ou seja: trabalha-se muito, ganha-se pouco e a cabeça não aguenta.
Fabio Gonçalves, diretor de talentos brasileiros e norte-americanos da Viral Nation e especialista há mais de dez anos, explicou que o burnout virou sintoma do modelo atual. “Muitos criadores, principalmente os que ainda ganham pouco, acumulam funções: são roteiristas, editores, apresentadores, comerciais e analistas de performance ao mesmo tempo”, disse Fabio.

A pressão é insana: tem que postar todo dia, responder seguidor, acompanhar a trend do momento… é uma roda-viva que não para. Por isso, a pesquisa apontou que 41% dos creators estão fazendo terapia (ainda bem!) e 16% começaram a selecionar melhor os trabalhos.
O Fabio Gonçalves tocou num ponto crucial: a comparação. “A pressão pela constância não dá pausas, e a comparação inevitável com criadores maiores aumenta a sensação de insuficiência”, explicou. É aquela ansiedade de ver o outro bombando enquanto você ainda está na luta.

E qual a solução, meus amores? Estrutura! O especialista ressaltou que ter um agente ou uma agência, como a Viral Nation, não é regra, mas ajuda a salvar a sanidade. “Agências começam a atuar não apenas como gestoras de carreira, mas como parceiras estratégicas… Organizamos cronogramas mais saudáveis, priorizamos marcas alinhadas… para que ele possa focar no conteúdo sem se esgotar”, completou Fabio.
Basicamente, o futuro do marketing de influência ou é sustentável emocionalmente, ou não vai sobrar ninguém para postar story!

Para os curiosos de plantão que gostam dos detalhes técnicos: a sexta edição desse estudo da YouPix foi realizada entre 15 de julho e 15 de setembro de 2025, via Google Forms, e ouviu 490 criadores.
Enfim, por trás de cada foto linda e vídeo bem produzido, pode ter um influenciador exausto. Vamos ter mais empatia e cobrar menos perfeição?