Amigas, estava fuxicando em minhas redes sociais para ver se achava algumas de famosos e/ou personalidades da mídia para a Preta Gil. Eis que me deparo com uma singela homenagem do Lula para a cantora que faleceu na noite deste domingo (20).
“Uma mulher talentosa e batalhadora em tudo o que fazia. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta”, escreveu o presidente nas redes.
A fala do presidente ecoa o sentimento de perda de milhões de brasileiros que acompanharam a carreira de Preta Gil ao longo de mais de duas décadas. Conhecida não apenas pela sua carreira na música, mas também por sua postura firme na luta contra o racismo, o machismo, a gordofobia e a homofobia, Preta se tornou um símbolo de resistência, coragem e autenticidade.
Lula, que sempre manteve uma relação de respeito e admiração pela família Gil, foi um dos primeiros líderes políticos a se manifestar com pesar. Em sua mensagem, ele relembrou a alegria e o impacto cultural da artista:
“Preta espalhava alegria mesmo nos momentos mais difíceis. Meu abraço solidário a Gilberto Gil, à família, aos amigos e fãs.”
Essa manifestação do presidente Lula reforça o papel fundamental de Preta Gil como voz ativa na sociedade brasileira e evidencia o quanto sua ausência será sentida também no cenário político e cultural.
