Luciana Gimenez está enfrentando um novo tipo de crime na internet, quando descobriu que uma conta falsa no Instagram está utilizando sua imagem e voz, geradas por inteligência artificial, para promover descontos em itens de uma marca de luxo. Indignada, Gimenez registrou um boletim de ocorrência no dia 25 de agosto para buscar uma solução para o caso.

Ela destacou: “A tecnologia, quando bem usada, pode levar a humanidade à evolução, mas pessoas de mau caráter têm usado a inteligência artificial para praticar crimes. Estou sendo vítima de um crime, onde minha imagem e voz, com áudio criado por IA, falam de promoções e bazar, de uma marca de luxo, que não estão acontecendo. Não acreditem, é um golpe!”

O perfil criminoso, intitulado “Outlet Brazil”, está vendendo produtos fictícios e utilizando conteúdos de Gimenez sem autorização.
“Essas pessoas são criminosas e eu, junto ao meu corpo jurídico, estamos tomando as medidas legais. Conto com a ajuda da Meta para tirar essas publicações do ar”, concluiu Luciana Gimenez.