Genteee, estou tomando um cafezinho aqui em Ipanema com a minha amiga do Cosme Velho, quando ouço alguém comentando que tem um lobo-marinho na praia.
O animal encantou os banhistas que aproveitou a manhã desta última quarta-feira (18) na Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele passeava calmamente pela praia e aproveitava para descansar na areia.
O animal virou o xodózinho dos banhistas e eles acionaram o Grupamento Marítimo de Salvamento, do Corpo de Bombeiros, para prestar cuidados ao lobo-marinhos. Os biólogos que são responsáveis pelo monitoramento do bicho lhe deram até um apelido: Joca.
Joca fez uma longa viagem até o Rio: originário da Antártida, ele é um macho jovem que, aparentemente, não apresenta lesões. Cansado depois de nadar milhares de quilômetros, Joca gasta grande parte do tempo tirando inúmeras sonecas na praia.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) isolou a área para as pessoas não se aproximarem de Joca e prestou os devidos cuidados ao animal. A recomendação é não chegar perto, não tocá-lo e nem oferecer comida.