Preparem as plumas, brilhos e muito confete! A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) anunciou, na tarde desta quarta-feira (23/7), mudanças de impacto no modelo de julgamento dos desfiles para o Carnaval de 2026, e como boa foliã de camarote, já adianto: vem aí um espetáculo ainda mais justo e emocionante!
Segundo o comunicado oficial da Liga nas redes sociais, o objetivo é claro: garantir mais precisão na avaliação. E, para isso, o modelo foi ampliado com requinte e ousadia, como tudo que envolve a Sapucaí.
Uma das grandes novidades, e confesso que amei a audácia, é o reposicionamento das cabines de jurados. Antes dispostas todas em um só lado da avenida, agora duas das quatro cabines ficarão espelhadas, ou seja, uma de frente para a outra, em lados opostos da Passarela do Samba. Isso significa que as escolas farão apenas três paradas estratégicas. Um luxo de fluidez, minha gente!

E não para por aí: o número de jurados também subiu de 36 para 54 avaliadores. Sim, meu amor, o olhar será múltiplo, atento e cheio de responsabilidade! Mas calma: ao final dos desfiles, será feito um sorteio para definir quais 36 notas entrarão na apuração. Um charme à parte, né?
A decisão foi aprovada por unanimidade numa plenária com os presidentes das 12 gloriosas agremiações do Grupo Especial. A proposta é deixar os desfiles ainda mais transparentes, dinâmicos e bem avaliados, com o nível de excelência que o nosso Carnaval merece.
Anote aí: os desfiles vão sacudir a Marquês de Sapucaí nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com o tradicional e glamouroso Sábado das Campeãs marcado para o dia 21. Se depender dessas mudanças, a disputa pelo título vai ser de tirar o fôlego, e, claro, nós estaremos lá, deslumbrantes, assistindo a tudo de perto com um espumante na mão e o coração na ponta do salto!